Grupo Galpão: apresentação gratuita na Praça Mauá em Santos | Boqnews
Foto: Guto Muniz Grupo Galpão

Teatro

17 DE MAIO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Grupo Galpão: apresentação gratuita na Praça Mauá em Santos

Com os espetáculos Os Gigantes da Montanha e De Tempo Somos, o tradicional grupo mineiro de teatro é atração para todas as idades

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Depois da temporada comemorativa dos 35 anos, que reuniu um público de quase 40 mil pessoas em 2017, o Grupo Galpão volta a viajar pelo país. Santos é a cidade escolhida para dar início à nova turnê, que passará ainda por outros quatro municípios litorâneos. Sendo um dos mais significativos e atuantes grupos de teatro do Brasil, o Galpão se apresenta para o público santista com dois de seus mais novos espetáculos. No dia 21 de maio (segunda-feira), com De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão, dirigido por Lydia Del Picchia e Simone e Ordones, e no dia 22 de maio, com Os Gigantes da Montanha, dirigido por Gabriel Villela. As duas apresentações acontecem às 20h, com entrada franca, na Praça Mauá.

No repertório do Grupo Galpão desde 2013, Os Gigantes da Montanha foi uma escolha do diretor Gabriel Villela para celebrar o reencontro com o grupo, depois do sucesso de Romeu e Julieta (1992) e A Rua da amargura (1994). O espetáculo, escrito por Luigi Pirandello, narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. O clássico atemporal do dramaturgo italiano é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. Para compor o repertório musical, foram selecionadas algumas árias e canções italianas, populares e modernas. “Ciao Amore”, “Bella Ciao” e outras músicas ganharam novos arranjos, feitos por Ernani Maletta, para ambientar a atmosfera onírica da fábula.

Tendo a música como elemento fundamental, o espetáculo De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão, de 2014, dirigido pelas atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones, realiza um sonho antigo do grupo de celebrar, com o público, o encontro da música e do teatro, tão presente na trajetória de 35 anos da companhia. Em cena, o grupo propõe um novo formato de espetáculo e se apresenta num sarau de canções, poesia e festa, que resultou em um CD de mesmo nome, produzido por Chico Neves, lançado no ano passado.

Com direção musical e arranjos de Luiz Rocha, os atores cantam e executam no palco, ao vivo, 25 canções de trabalhos mais antigos como “Corra enquanto é tempo” (1988) e “Álbum de Família” (1990); passando também por “Romeu e Julieta” (1992), “Um Moliére Imaginário” (1997) e “Partido” (1999), chegando até a espetáculos mais recentes como “Tio Vânia” e “Eclipse” (ambos de 2011), além de músicas que surgiram em workshops internos e que chegam a público pela primeira vez. “A cantoria é a celebração do encontro, da festa, da disposição para seguir em frente (apesar de tudo que nos faz pender para o chão!), do espírito libertário e contestador inerente a toda reunião festiva”, explica Lydia Del Picchia.

  

De Tempo Somos – um sarau do Grupo Galpão

Direção: Lydia Del Picchia e Simone Ordones

Classificação: livre | Gênero: Sarau Literário Musical | Duração: 70 minutos

21 de maio
Segunda – 20h

 

Os Gigantes da Montanha

Direção: Gabriel Villela
Classificação: livre | Gênero: Fábula Trágica | Duração: 90 minutos
22 de maio
Terça – 20h

Praça Mauá – Centro/ Santos
Acesso Gratuito

+Info.: (13) 3226 – 8000

 

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.