Livro relembra tragédia no Mato Grosso | Boqnews
Foto: Divulgação

Literatura

16 DE AGOSTO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Livro relembra tragédia no Mato Grosso

O livro, em forma de diário, destaca a operação de busca pelo avião e o resgate e identificação das vítimas por quase 800 profissionais, em sua maioria militares, durante 54 dias.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Lançamento do livro ocorre hoje na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos. Foto: Divulgação/Secretaria de Turismo

Em 29 de setembro de 2006, um acidente aéreo envolvendo um avião da GOL e um jato Legacy resultou em um dos maiores acidentes aéreos do país, com 154 vítimas.

No dia 16 de agosto de 2017, a jornalista e escritora Maria Tereza Kersul estará em Santos, na Pinacoteca Benedicto Calixto, a partir das 18h30, para lançar o livro “Ninguém Ficou Para Trás – A operação de busca e resgate do voo 1907”, que conta, em forma de diário, a operação de busca pelo avião e o resgate e identificação das vítimas por quase 800 profissionais, em sua maioria militares, durante 54 dias.

O título do livro é uma referência ao lema da Força Aérea Brasileira, que prega não deixar ninguém para trás, e que realmente foi cumprido pelos profissionais envolvidos na operação. Apesar das condições pouco favoráveis, o avião caiu em uma área inóspita e de difícil acesso no norte do Mato Grosso, região de floresta amazônica, todas as 154 vítimas do acidente foram identificadas.

“As abelhas foram um grande problema das equipes. Um dos oficiais teve um choque anafilático, porque não sabia que era alérgico e foi picado”, relata Maria Tereza no livro.

O hoje brigadeiro da reserva da Força Aérea Brasileira, Jorge Kersul Filho, que é também irmão da autora e um dos comandantes da operação de busca na época do acidente lembra que “foi uma operação bastante difícil e que exigiu muito de todos”.

Segundo Maria Tereza, “a importância desse livro é reconhecer o trabalho bem feito das mais de 800 pessoas, das mais variadas organizações, que lá estiveram para fazer isso. É um reconhecimento do trabalho dessas equipes”.

Para este lançamento em Santos, além da escritora, estará presente o piloto José de Souza Junior, que na época do acidente era Tenente-Coronel, investigador do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes) e membro da CIAA (Comissão de Investigação de Acidentes Aéreos).

Serviço

Evento: Lançamento do livro “Ninguém Ficou Para Trás – A operação de busca e resgate do voo 1907”
Data: 16 de agosto
Horário: 18h30
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.