Martins Fontes receberá homenagem no Sesc Santos | Boqnews
Martins Fontes

Evento

11 DE JUNHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Martins Fontes receberá homenagem no Sesc Santos

Sarau e filme enfocam a vida e a obra do maior poeta santista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Homenagem a Martins Fontes é um tributo ao grande médico e poeta santista José Martins Fontes (1884-1937), ao apresentar alguns de seus textos mais importantes, bem como os aspectos mais relevantes de sua vida. O evento será realizado no auditório do Sesc Santos, no dia 20 de junho, às 19h30, com entrada gratuita. A primeira parte da homenagem será a exibição do Filme Como É Bom Ser Bom (Ficção/docudrama, 2017, 35 min.), dirigido pelo cineasta Carlos Oliveira. Já a segunda parte será a realização do Sarau Um Autor na Ciranda Poética – Martins Fontes, coordenado pela professora Clara Sznifer e pelo músico Roberto Soares.

O filme é baseado em fatos reais e mostra um caso de caridade em que o Doutor Martins Fontes cuidou de uma paciente pobre, vendedora de queijadinhas. Como É Bom Ser Bom é uma produção independente que contou com o apoio do FACULT – Fundo Municipal de Assistência à Cultura (2016). Destaca-se a reconstituição de época, que tem figurinos, cenografia e trilha sonora original ambientadas nos anos 1930. O filme mostra também um pouco do lado poeta de Martins Fontes. O título do filme é o mesmo do soneto mais famoso deste autor, sendo também considerado o seu lema de vida.

O Sarau, com duração aproximada de 90 minutos, será uma apresentação lítero-performática-musical composta por declamação de poemas, dramatizações, apresentação de canções ao vivo e exibição de conteúdos audiovisuais, tudo relacionado à vida e à obra do autor homenageado. Haverá, inclusive, momentos interativos, quando o público será convidado e orientado a participar ativamente do recital de poesias e também cantando as canções. Este formato de sarau foi idealizado pela pedagoga e professora Clara Sznifer, que, em parceria com o músico e cantor Roberto Soares, vem organizando e realizando o Sarau Um Autor na Ciranda Poética desde 2015, apresentando, em cada edição, a obra de um escritor de língua portuguesa.

De acordo com Clara Sznifer, “queremos despertar o interesse do público pela literatura de uma maneira lúdica, através da música e de vídeos artísticos, pois, através da relação íntima entre a palavra escrita, a música e as imagens projetadas, é possível desenvolver a percepção de que todas essas formas de expressão se interpenetram”.

O diretor Carlos Oliveira ressalta: “A obra de Martins Fontes é desconhecida por grande parte da população, e um evento como esse busca valorizar e promover as tradições e o patrimônio cultural da cidade de Santos”. Para o público presente, representa uma ótima oportunidade de ampliar sua bagagem artística e cultural e de expandir a sua visão do mundo.

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos apoia a homenagem, emprestando uma tela com o retrato de Martins Fontes, pintado pelo artista plástico Waldemar Lopes. A tela fará parte do cenário das performances cênicas com os atores principais do filme Como É Bom Ser Bom. O Evento acontece dentro do período da 12ª Semana Martins Fontes (17 a 23 de junho de 2018), incluída no Calendário Oficial da cidade de Santos pela Lei Nº 2.445, de 8/01/2007.

Martins Fontes

Como médico, Martins Fontes notabilizou-se como conferencista e foi tisiologista (especializado em tuberculose) da Santa Casa de Misericórdia e da Beneficência Portuguesa. Durante a epidemia de gripe de 1918, tornou-se um dos beneméritos da cidade, desdobrando-se para socorrer a população. Destacado humanista, costumava atender e tratar gratuitamente pacientes sem recursos em seu consultório particular. Sua obra literária é volumosa, chegando a mais de setenta títulos publicados, em poesia e prosa, além de algumas de caráter científico. É considerado o melhor poeta de sua geração na lusofonia, e um dos dez melhores na língua portuguesa. Figura como patrono da cadeira nº 26 da Academia Paulista de Letras e da cadeira de nº 17 do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Como ele era muito venerado pelo povo, sua morte causou grande consternação e seu funeral paralisou a cidade.

SERVIÇO

Evento: HOMENAGEM A MARTINS FONTES

Data: 20/06/2018 (quarta-feira)  Horário: 19h30

Local: Sesc Santos – Auditório

Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136, Bairro Aparecida, Santos

Público-alvo: Interessados em geral

Classificação Etária: Livre

Entrada: Gratuita

Lugares: 150 (cento e cinquenta)

Ingressos: Individuais e disponíveis para retirada a partir de 1 hora de antecedência na Central de Atendimento

Informações: Tel.: (13) 3278-9800 (Sesc Santos) Tel.: (13) 99101-6097 (Carlos Oliveira)

E-mail: [email protected]

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.