Olhar de Contemplação | Boqnews

Exposição

02 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Olhar de Contemplação

Na Galeria de Artes Braz Cubas, de 3 a 8 de maio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A mostra é uma homenagem ao Dia do Artista Plástico Brasileiro, celebrado anualmente no dia 8 de maio, data que marca o nascimento — em Itu/SP • 1850-1899 — do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos artistas brasileiros mais importantes do século XIX. O pintor, que aos 19 anos entrou para a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, produziu cerca de 300 obras, e entre seus quadros mais famosos estão Violeiro, Picando Fumo e Caipiras Negociando, os quais retratam o dia a dia do homem do campo.

De acordo com a produtora cultural, Giovana Schmitz, participam desta exposição 17 (dezessete) artistas, todos da Baixada Santista. “O critério de seleção, devido ao curto período da exposição — seis dias —, levou em conta o local de residência, por causa da logística e o envolvimento dos artistas com atividades culturais” explica Giovana.

Artistas consagrados como Ademir Fontana, Cris Galhego, Daniela Guasti, Erika Martins, Gabriel Guedes, Gino Pasquato, Jadir Battaglia, Kleber Nunes, Laurival Camargo, Le Ayres, Lula Carvalho, Márcia Coelho, Maria Inah Rangel (In Memoriam), Miriam Alvim, Rachel Midori, Sérgio Farias e Simone Matias, com suas obras, ilustram o olhar contemplativo da exposição e homenageiam o Dia do Artista Plástico Brasileiro, que foi oficializado cem anos exatos após o nascimento de Almeida Júnior.

Como forma de expressar suas emoções, com beleza, harmonia e equilíbrio, na noite da abertura desta exposição, a bailarina Daniela Guasti fará uma performance dançante. Aliás, a dança, junto com as artes visuais, teatro e música, formam as quatro grandes linguagens artísticas.

Kleber Nunes, artista plástico, com o intuito de aproximar a arte do público, também fará uma exibição. Ele vai pintar ao vivo durante a abertura da exposição. Esta obra será sorteada entre os visitantes, pelo número da assinatura no livro de presença.
Portanto, seja clássica ou moderna, qualquer pessoa pode se informar e apreciar a que melhor se encaixa em sua percepção de arte. Nos dias atuais, a representação artística é indispensável para muitas pessoas. A música, por exemplo, é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes e, assim, vida e arte se misturam.

Nesta exposição, a ideia é lembrar, contemplar, celebrar todas as formas de arte, e parabenizar todos os artistas e professores de artes visuais, pela importante contribuição criativa. O resultado do trabalho desses artistas, que fazem uso de elementos táteis e visuais, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e fotografias, e que lidam com diferentes materiais, como papel, tinta, gesso, argila, madeira, metais e outras ferramentas, manuais e tecnológicas, é essencial em nossas vidas.

Serviço:
Quando: de 3 a 8 de maio, de terça a domingo, das 13h00 às 19h00
Onde: Espaço Vip da Galeria de Arte Braz Cubas, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, Av. Pinheiro Machado, 48 – 2º andar
Entrada: Gratuito

Próximos eventos

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.