Manifesto ambiental | Boqnews

Secretários

14 DE AGOSTO DE 2017

Manifesto ambiental

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Centenas de malas e mochilas foram lançadas ao mar. Foto: Divulgação

Secretários de meio ambiente de oito das nove cidades da Baixada Santista (exceto Peruíbe) lançaram um manifesto de alerta à vulnerabilidade da região em lidar com eventuais catástrofes ambientais, especialmente após a queda de 45 contêineres no mar na última sexta (11) pelo navio Log in Pantanal na entrada da Baía de Santos.

Por sorte, os objetos não eram produtos químicos, mas bicicletas, bolsas, mochilas, aparelhos de ar condicionado, entre outros.

Confira o teor do manifesto de alerta à sociedade.

Manifesto coletivo

Ao invés de famílias caminhando pela orla e grupos praticando lazer e esporte, o cenário do último final de semana nas praias da região poderia ter sido muito, muito diferente – ecossistema marinho contaminado, vidas afetadas, infraestrutura comprometida, comércio e turismo prejudicados.

A queda de 47 contêineres no mar é, portanto, um novo sinal de alerta, mais uma advertência para toda a sociedade, principalmente quando sabemos que o Porto de Santos recebe, por ano, mais de 3 milhões de contêineres.

Diante disso, que constatações tiramos do acidente com o navio Log in Pantanal?

A mais alarmante é o silêncio com que as autoridades portuárias trataram o tema.

Sob que circunstâncias e por quais motivos agiram assim, não se sabe. O que ficou patente, porém, foi o silêncio, um comportamento que parece se tornar praxe nessas ocasiões, o que gera uma profunda sensação de insegurança.

E isso em um porto que, salientamos, recebe mais de 3 milhões de contêineres por ano, um porto no qual, recentemente, descobriram-se, esquecidos (!), centenas de cilindros de substâncias altamente tóxicas, capazes de provocar uma catástrofe sem precedentes.

Nós, como secretários de Meio Ambiente da Baixada Santista, queremos construir uma relação de reciprocidade. Queremos que haja confiança e parceria em tudo que cerca a relação porto-cidade.

Mas, para isso, precisamos, acima de tudo, de transparência – um princípio basilar em qualquer convívio que conjuga dignidade com profissionalismo.

Nós, como secretários de Meio Ambiente da Baixada Santista, exprimimos aqui, nesta Carta Aberta, não apenas a nossa preocupação, mas também e principalmente o anseio de que tais fatos, dentro desse contexto de desinformação, não se repitam jamais.

Acidentes acontecem. Que todos estejamos preparados, alertas e definitivamente unidos para atuarmos conjuntamente. Essa é a verdadeira forma de demonstrar respeito por todos que aqui vivem e nos visitam.

Com serenidade e firmeza.

 Marco Antonio Godoy

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Bertioga

Mauro Haddad Nieri

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Cubatão

Sidnei Aranha

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Guarujá

Ruy Manoel Alves dos Santos

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Itanhaém

Marcelo da Silva Ramos (Diretor)

Departamento de Meio Ambiente de Mongaguá

Israel Lucas Evangelista

Secretário Municipal de Meio Ambiente de Praia Grande

Vitor Carlos Vitório do Espírito Santo

Secretário Municipal de Meio Ambiente de São Vicente

Marcos Libório

Secretário de Meio Ambiente de Santos

 

Baixada Santista, 14 de Agosto de 2017

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.