Rota do tráfico | Boqnews

Porto de Santos

13 DE JANEIRO DE 2017

Rota do tráfico

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Reportagem divulgada pela TV Band revela uma triste faceta relacionada ao Porto de Santos, que se tornou o maior exportador de cocaína do mundo. Estima-se que 80% da droga que chega à Europa sai do cais santista.

 

Rota do tráfico II

Para se ter ideia do crescimento no volume do tráfico de drogas, em 2015 foi apreendida cerca de 1 tonelada de cocaína acondicionadas em malotes escondidos em contêineres. No ano passado, o total chegou a preocupantes 10,6 toneladas. Na última semana, 400 quilos foram descobertos, a primeira apreensão em 2017.

 

Rota do tráfico III

A droga é produzida na Colômbia, Peru e Bolívia e entra no Brasil pelas fronteiras. Assim, parte do material encaminhado é usado para consumo interno no País e a grande maioria da droga segue para o cais santista. A vulnerabilidade da cadeia logística que envolve os mais variados agentes públicos e privados até chegar ao cais facilita a saída do entorpecente rumo, especialmente, aos países europeus.

 

Rota do tráfico IV

O trabalho da Polícia Federal e da Receita Federal é como encontrar uma agulha no palheiro. Afinal, diariamente, são movimentados no Porto de Santos 6.500 contêineres – um a cada 15 segundos. Os órgãos calculam que apenas um em cada dez carregamentos com drogas acabam apreendidos, ou seja, o prejuízo com a perda de uma carga já está embutido na facilidade com que a maior parte consegue ser embarcada.

 

Rota do tráfico V

Não é de hoje que um tema tabu reina entre empresários do setor ligados ao setor de tráfego de cargas no Porto. Nos bastidores, alguns comentam, sob anonimato, a preocupação do crescimento do envolvimento do crime organizado em segmentos desta cadeia logística. Enfim, ao que parece, a suspeita vem ganhando força sem que nada seja feito para estancar este risco.

 

Confira a reportagem e os vídeos na íntegra

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.