Santos pode aproveitar exposição do carnaval carioca para turismo | Boqnews
Arte: Bruno Yego

Santos na Sapucaí

05 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Santos pode aproveitar exposição do carnaval carioca para turismo

A cidade de Santos será homenageada pela escola de samba Acadêmicos da Grande Rio em um dos maiores espetáculos do mundo: o carnaval carioca.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos vai desfilar na Marquês de Sapucaí neste ano. A Cidade será homenageada pela escola de samba Acadêmicos da Grande Rio em um dos maiores espetáculos do mundo: o carnaval carioca.granderio

O enredo temático intitulado Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei… promete retratar características santistas com 3.700 componentes e 33 alas (blocos de pessoas fantasiadas). Porto, café, futebol e até o Monte Serrat integram o desfile de uma das principais escolas do grupo especial do Rio de Janeiro.

Gostando ou não de pular Carnaval ou acompanhar os desfiles das escolas de samba, a alta exposição que Santos vai ter ao longo da apresentação de 1h20 é indiscutível. Trata-se de uma oportunidade para a Cidade ser vista, e como consequência, um aumento no potencial turístico.

A professora de Turismo e Hotelaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Bertioga), Ana Raquel de Almeida Dias, destaca que a exposição do Município, sem dúvidas, mostrará ao mundo a vocação santista para o lazer.

“Eventos como o Carnaval atraem olhares de todo o mundo. Santos, assim como todo o Brasil, é uma cidade muito rica em cultura, diversidade, simpatia e alegria, sendo uma grande oportunidade de mostrar todas as características positivas da região. Isso vai estimular ainda mais o turismo na Cidade e deve atrair investidores – e com eles novos empregos e oportunidades”, acredita Ana Raquel.

Para Salvador Gonçalves Lopes, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (SinHoRes), a divulgação que Santos vai receber é bem-vinda. “O resultado disso pode não aparecer em curto prazo, mas a médio e longo prazos. Na Copa do Mundo, não tivemos grandes resultados, apesar das seleções do México e da Costa Rica terem ficado hospedadas aqui. Mas a região foi envolvida neste grande evento. E isso é sempre muito bom para nosso setor”.

Gonçalves lembra ainda que Santos vai receber o maior evento de medicina esportiva do mundo no final de agosto e essa é mais uma oportunidade de angariar turistas domésticos e internacionais.A expectativa é que cerca de 4 mil convidados venham para o Congresso Internacional de Ciência, Educação e Medicina do Esporte. “Serão mais pessoas conhecendo a Cidade e a região. E que poderão voltar para passar as férias com suas famílias. É isso que também esperamos conseguir com a homenagem que Santos receberá da Grande Rio”.

Municípios na avenida
Quase todo ano uma cidade brasileira é homenageada no grande circuito de desfiles. Em 2016, além de Santos, o município de Sorriso, no Mato Grosso, também será tema de uma escola carioca, a Unidos da Tijuca.
A própria Grande Rio tem adotado essa estratégia nos últimos tempos. Em 2014, a cidade fluminense de Maricá foi o tema do seu desfile. No ano de 2008 foi a vez de Coari, no Amazonas.

De acordo com o Jornal de Uberaba, um dos principais veículos regionais de Minas Gerais, a cidade mineira foi procurada pela Grande Rio no ano passado. A negociação que girava, em torno de R$ 10 milhões, não teve prosseguimento porque não houve a definição de empresas privadas no Município. A Prefeitura de Uberaba insistiu em não desembolsar qualquer quantia para ser homenageada.

Neste ano, o enredo da Grande Rio vai custar R$ 15 milhões, que serão pagos pela Libra Terminais, Grupo Mendes, Colgate, entre outros patrocinadores, alguns via Lei Rounaet. A Prefeitura informa não participar de qualquer patrocínio direto.

Venda de enredos
Com o viés comercial cada vez mais presente nos desfiles das escolas de samba de Rio-São Paulo, nos últimos anos tem se notado a “venda de enredos”, o que acaba gerando discussões a respeito da tratativa do carnaval como negócio. A própria Grande Rio teve desfiles temáticos em acordos com a Vale do Rio Doce (2003) e Nestlé (2005).

No ano passado, por exemplo, a campeã carioca Beija Flor de Ninopólis teve seu carnaval patrocinado pelo governo da Guiana Equatorial, país sob regime ditatorial.

Procuradas, as administrações da cidade de Cuiabá (homenageada pela Mangueira em 2013) e do estado de Pernambuco (tema do carnaval de Mocidade Independente de Padre Miguel no ano de 2014) não responderam à reportagem para comentar suas experiências e eventuais resultados com o tributo.

O desfile
Quarta escola a desfilar neste domingo (7), a Grande Rio vai em busca de seu primeiro título. Já se sabe que entre os seis carros alegóricos terão um em homenagem ao café, outro ao Monte Serrat, sobre futebol com o trono para o Pelé, que dificilmente estará no desfile em razão de problemas de saúde. Provavelmente um sósia fará o papel do Rei. Também marcará presença um carro com uma baleia gigante.

A Invocada, como é conhecida a bateria da escola, vai trazer trajes com perucas remetendo aos cortes de cabelo de Neymar. Integram a apresentação dois casais de mestre-sala e porta-bandeira, que vão mostrar mais referências da Cidade. Informações sobre a caracterização da comissão de frente permanecem em sigilo e ainda é um mistério.

A previsão de entrada da Grande Rio será entre 0h45 e 1h36. A transmissão ocorre na TV Globo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.