Bertioga comemora 1° ano da canonização de São José de Anchieta | Boqnews
Foto: Divulgação

Homenagem

25 DE MAIO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Bertioga comemora 1° ano da canonização de São José de Anchieta

Cidade rende homenagens ao santo pelo processo de catequização do Brasil

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Serão dois dias de comemorações, que vão envolver toda a comunidade em atividades que representam a passagem do Padre Anchieta pela região, em especial Bertioga e Guarujá

Serão dois dias de comemorações, que vão envolver toda a comunidade em atividades que representam a passagem do Padre Anchieta pela região, em especial Bertioga e Guarujá

Para comemorar o primeiro ano da canonização de São José de Anchieta, a Prefeitura de Bertioga, em parceria com a Prefeitura de Guarujá e a Paróquia São João Batista de Bertioga, realiza nos próximos dias 6 e 7 a ‘Celebração a São José de Anchieta’. Padre José de Anchieta foi canonizado pelo Papa , no dia 03 de abril do ano passado, e o dia 9 de junho marca aniversário de morte do mais novo santo do Brasil.

Serão dois dias de comemorações, que vão envolver toda a comunidade em atividades que representam a passagem do Padre Anchieta pela região, em especial Bertioga e Guarujá. A relíquia de Anchieta, um pedaço do osso (fêmur esquerdo) do santo chegará à Bertioga, no sábado (06), às 10 horas, quando será realizada a bênção aos fieis.

A relíquia será trazida até o Forte São João de barco da Ermida de Santo do Guaibê, no município vizinho de Guarujá. A chegada do relicário será marcada por emoção, uma vez que o trajeto é o mesmo feito pelo Padre Anchieta, por volta de 1560, quando costumava fazer suas orações pedindo paz entre brancos e índios. A relíquia será trazida pelas mãos do pároco de Bertioga, Padre Silvio Luiz.

No Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João, o cacique Timóteo, da Aldeia Rio Silveira, e as demais autoridades receberão o relicário que ficará exposto na Sala de Anchieta, dentro da fortaleza, onde será aberta a exposição ‘São José de Anchieta – o Santo do Brasil’.

Das 14 às 16 horas, o Barco Escola Arca do Saber, projeto da Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga, vai realizar a travessia do Canal de Bertioga, saindo do Píer Licurgo Mazzoni, até a Ermida. No local, um ator irá interpretar São José de Anchieta, declamando as poesias do santo. Às 17 horas, acontece a procissão, com a relíquia, saindo do Forte São João até a Igreja Matriz São João Batista.

A programação continua no domingo (07), às 9 horas, com a abertura da exposição. O Barco Escola Arca do Saber vai realizar saídas para a Ermida de Santo Antônio do Guaibê às 9, 11, 14 e 16 horas, para o público assistir e  a performance do ator declamando as poesias de Anchieta.

Às 18h30 será celebrada missa na Igreja São João Batista, com a relíquia do São José de Anchieta. Às 19h30, uma procissão com a relíquia sairá da Igreja, indo em direção ao Canal de Bertioga para a encenação do ‘Milagre do Resplendor e Música no Céu’, popularmente conhecido como ‘Milagre das Luzes’, quando a Ermida de Santo Antônio do Guaibê, do outro lado do Canal de Bertioga, será iluminada, em alusão a uma das passagens mais emocionantes contadas ao longo de mais de 400 anos sobre a peregrinação do missionário pelo Brasil.

Conhecido como Apóstolo do Brasil, Padre José de Anchieta foi canonizado no dia 03 de abril pelo Papa Francisco, mais de 400 anos após um longo processo. Nascido em 1534, na Espanha, José de Anchieta, chegou ao Brasil 1553, tendo passado pelos estados da Bahia, São Paulo e Espírito Santo. Em São Paulo, percorreu o litoral, catequizando índios, o que o fez amigo dos indígenas e colonizadores, plantando o entendimento.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.