Campanha esclarecerá sobre uso correto de rotatórias | Boqnews
Foto: Marcelo Martins

Trânsito

13 DE FEVEREIRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha esclarecerá sobre uso correto de rotatórias

O evento acontecerá duas vezes ao dia: manhã, das 9h às 11h, e tarde, das 13h30 às 15h30

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A equipe do programa de Educação para o Trânsito, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estará nas ruas, a partir desta quarta-feira (13), para uma nova e inédita missão: uma campanha que pretende esclarecer os motoristas sobre a maneira correta de trafegar por rotatórias.

Durante um mês, a ação irá percorrer os locais com esse tipo de sinalização de trânsito, que tem contribuído de forma decisiva para a redução de acidentes (em média, a queda é de 65%).

Acontecerá duas vezes ao dia: manhã, das 9h às 11h, e tarde, das 13h30 às 15h30.

A largada da campanha será na R. Frei Francisco Sampaio x R. Antenor Bué (manhã) e na R. Saturnino de Brito x R. Dom Duarte Leopoldo e Silva (tarde). Para os próximos dias, a programação será a seguinte: quinta (14) – R. Frei Vital x R. da Liberdade (manhã) e R. Frei Francisco Sampaio x R. Castro Alves (tarde); sexta (15) – R. Duque de Caxias x R. Visconde de Farias (manhã) e R. Monsenhor de Paula Rodrigues x R. Paraná (tarde).

Sem Preferencial

Além de falar diretamente aos motoristas sobre os procedimentos corretos, os especialistas em educação para o trânsito e operadores de tráfego do programa entregarão cartilha explicativa com ilustrações.

A lição número um a ser entendida é que, onde há minirrotatória, não há via preferencial.

Outro ponto fundamental é que o condutor precisa observar as placas de “Dê a preferência”, que indicam a prioridade de passagem do veículo que já estiver transitando na rotatória.

Ainda como parte da ação, os pedestres serão orientados para que não atravessem pela rotatória.

Ordenar Fluxo

Sinalização prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a rotatória é indicada para vias com baixa intensidade de tráfego e considerável índice de acidentes, onde não se justifica a implantação de semáforo.

Em Santos, atualmente há 46 cruzamentos com minirrotarória.

Em 2018, bairros como Marapé, Embaré e Ponta da Praia ganharam novos desses dispositivos para melhor ordenamento do fluxo de veículos e maior segurança viária.

Saiba Mais

  • Onde há minirrotatória, não há mais via preferencial
  • Ao se aproximar do cruzamento, o motorista deverá reduzir a velocidade
  • As placas de “Dê a Preferência”, indicam que tem prioridade de passagem o veículo que já estiver circulando a rotatória
  • Nunca bloqueie um cruzamento com rotatória. Aguarde sua vez.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.