Conta de luz fica 21% mais cara a partir desta quinta-feira | Boqnews
Foto: Agência Brasil

Cidades

22 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Conta de luz fica 21% mais cara a partir desta quinta-feira

Reajuste atingirá moradores de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Vicente de Carvalho

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou em nota que foi aprovado por sua diretoria, nesta terça-feira (21), um aumento de 21% na conta de luz dos consumidores atendidos pela Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL). O reajuste já vale a partir desta quinta-feira (23) e atingirá os moradores de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Vicente de Carvalho (Guarujá).

O valor é superior à inflação registrada nos últimos meses (quase 3 vezes mais). Uma das justificativas para o reajuste é que, por conta do caos que vive o setor de energia no País – a seca que atinge o Sudeste e o Centro-Oeste tem feito o governo usar mais termelétricas que hidrelétricas – está cada vez mais difícil para as concessionárias segurarem o valor.

energiaeletrica

Transmissão de energia elétrica está cada vez mais cara no País Foto: Agência Brasil

Segundo o órgão, que é  vinculado ao Governo Federal, “entre os fatores que colaboraram para o reajuste estão os custos que a distribuidora teve com compra de energia, transmissão de energia e pagamento de encargos setoriais”.

A Agência afirma que ao calcular o reajuste, “considera a variação de custos que a empresa (CPFL Piratininga) teve no ano”. “O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais”.

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.