Deputada federal Renata Abreu destaca participação feminina na política | Boqnews
Cris Challoub

Congresso

30 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Deputada federal Renata Abreu destaca participação feminina na política

Ela e os demais congressistas – incluindo os três representantes da Baixada – tomam posse neste domingo, dia 1º

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Presidente estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) e recém-eleita deputada federal, Renata Abreu será uma das 51 mulheres a ocupar uma cadeira no novo Congresso Nacional que toma posse neste domingo (1º). O número de mulheres é superior ao da legislação anterior (45), mas ainda assim é baixo em relação à presença feminina no País. A nova parlamentar ressaltou a dificuldade de inseri-las na área: “A mulher tem por tradição outras prioridades, como cuidar da casa, da família e do lar. A política é uma atividade de renúncia”, disse.

Renata Abreu

“Os pequenos partidos não teriam voz se não estivessem unidos”, afirma Renata. Foto: Cris Challoub

Renata Abreu esteve em Santos visitando veículos de comunicação e realizando encontros para articulações políticas. Foi recebida pelo prefeito da cidade, Paulo Alexandre Barbosa; no Santos Futebol Clube, conversou com o presidente Modesto Roma Jr.; por fim, na Câmara santista, participou da posse da executiva do PTN Negritude. Ela obteve 903 votos no município no último dia 5 de outubro.

“A função do deputado se divide em duas: a legislativa e a destinação de recursos. As pessoas acreditaram em mim, que não sou de Santos, para representá-las no Congresso. Acho importante ser acessível, atender a população”, ressaltou a deputada para emendar: “O presidente do PTN em Santos é o Leandro Chaddad, e por meio dele, junto com uma equipe, mantenho base aqui. Eles falam diretamente comigo. Sei as necessidades da cidade para recursos federais, nas áreas de Saúde e Educação”.

Reforma Política
Para conseguir participar de comissões e ocupar os “espaços” do Congresso Nacional, o PTN se juntou a outros oito partidos (PHS, PSL, PSDC, PRTB, PMN, PTC, PRP, PEN e PTdoB) na formação de um bloco parlamentar que soma 24 deputados. A soma pode aumentar com a entrada de siglas como Pros e o PRB. Independente de estarem aliados com a presidente Dilma Rousseff ou na oposição, o “bloquinho” quer ter voz em meio aos “grandões”. “Os pequenos partidos não teriam voz se não estivessem unidos”, diz.

Constituinte exclusiva
A deputada defende uma constituinte exclusiva para a Reforma Política, feita por pessoas especializadas. Ela se mostra contrária à implantação da cláusula de desempenho (ou e barreira) para os partidos. Segundo ela, este dispositivo “é um atentado contra a democracia”.
“O Congresso se fragmentou, seis novos partidos entraram. A renovação política no Brasil tem acontecido nos menores partidos. Se hoje estou lá (no Congresso) é porque estou em um partido menor”, ressaltou a presidente do PTN.
De acordo com a parlamentar, essa fragmentação incomoda “quem está lá”. “Quem nos colocou lá foi o povo, por meio do voto, que é essa cláusula. Se não nos querem, não votem. O povo está cansado dos mesmos partidos e deu oportunidade para que novas siglas entrassem no cenário, sem fundo partidário nem tempo de TV”, enfatiza.

 

Deputados da região são empossados

Os 513 deputados federais tomam posse neste domingo (1º), às 10 horas, na Câmara Federal. Já na sequência, após a cerimônia que oficializa o início dos mandatos, que vão até 31 de janeiro de 2019, os parlamentares elegerão o novo presidente da Casa para o biênio 2015-2016. A disputa será apertada, contando, inclusive com um racha entre petistas e peemedebistas. Concorrem ao cargo Eduardo Cunha (PMDB-RJ); Arlindo Chinaglia (PT-SP); Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSol-RJ).

Baixada Santista
A região contará com três representantes nesta nova legislatura: dois são estreantes na Câmara: João Paulo Papa (PSDB) e Marcelo Squassoni (PRB). Junto com eles está Beto Mansur (PRB), que exercerá seu quinto mandato no Congresso. Bruno Covas também poderá representar a região, apesar de ter mudado seu título eleitoral para a Capital.
Papa, prefeito de Santos de 2005 a 2012, foi eleito com 117.590 votos e defende uma integração maior entre a Baixada Santista; Squassoni, ex-presidente da Câmara de Guarujá, recebeu 30.015 sufrágios e destacou que voltará o seu mandato para a área da saúde; Mansur conseguiu 31.301 votos e quer priorizar a gestão portuária e os recursos do pré-sal.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.