Estudo revela que Santos tem o melhor projeto urbanístico do Brasil | Boqnews
Foto: Divulgação

Urbano

21 DE JUNHO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Estudo revela que Santos tem o melhor projeto urbanístico do Brasil

De acordo com o estudo, a evolução santista em urbanismo aconteceu graças a investimentos nas áreas de inovação, tecnologia e infraestrutura.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Cidade foi considerada a primeira em urbanismo, segundo estudo Connected Smart Cities 2017. Foto: Divulgação/Arquivo

Santos é a cidade brasileira com melhor projeto urbanístico do Brasil, segundo o estudo Connected Smart Cities 2017, que a Urban Systems, especializada em inteligência de mercado, divulgará de maneira completa no evento homônimo, realizado em parceria com a Sator, focada em planejamento e desenvolvimento de oportunidades, no Centro de Convenções Frei Caneca, hoje (21) e amanhã (22), em São Paulo.

O Connected Smart Cities é o mais importante levantamento sobre cidades inteligentes e conectadas do País. Está em sua terceira edição, sempre anual. Analisa 11 setores de mais de 700 municípios, a partir de 70 indicadores.

Os 11 setores são: Mobilidade, Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Governança, Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia.

Santos subiu cinco posições em relação ao estudo divulgado em 2016 na categoria Urbanismo. No ranking geral das cidades mais conectadas e inteligentes, que abrange todos os 11 setores, o município ocupa a 12ª posição, mesma colocação do ranking de 2016.

De acordo com o estudo, a evolução santista em urbanismo aconteceu graças a investimentos nas áreas de inovação, tecnologia e infraestrutura. Além disso, a cidade conta com leis de regimento do espaço urbano desta década, diferentemente de outros municípios de seu porte regidos por leis antigas.

Ainda aponta o levantamento: a cidade de Santos segue para um modelo de cidade inteligente, com a construção do Centro Integrado de Gestão do Atendimento e Monitoramento Urbano de Santos (COS), funcionando nas áreas de trânsito, serviços públicos e segurança, visando principalmente a proporcionar uma resposta mais rápida e eficiente nas situações de crise ou de grandes mobilizações.

Por fim, o ranking aponta também que Santos avança na mobilidade urbana, contando com ciclovias e um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) com 15 km de extensão.

Entre as promessas para o futuro estão: investir na padronização das calçadas no projeto “Calçadas para Todos”, implantar métodos sustentáveis nos prédios públicos e revisar o Plano Diretor e de Uso e Ocupação do Solo.

Resultado geral

O resultado do Connected Smart Cities 2017 mostra que São Paulo ficou em primeiro lugar no ranking geral, seguida por Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo seis municípios entre os 10 mais bem colocados. A região Norte é a única sem representante entre as 10 melhores – Palmas (TO) ocupa o 15º lugar.

No Sul, Curitiba é a que detém a melhor posição. Recife (PE) lidera a região Nordeste. Já Brasília (DF) aparece à frente no Centro-Oeste.

“É importante ressaltar que as cidades brasileiras ainda estão muito longe de suas ‘concorrentes’ pelo mundo. O espaço que nossas cidades têm para avançar em relação a elas mesmas é de 50%. Em relação ao mundo é muito maior”, afirma Thomaz Assumpção, CEO da Urban Systems.

Mais sobre o ranking

O ranking também classifica as três melhores cidades por porte. Assim como nos parâmetros nacional e regional, São Paulo é a primeira colocada entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Vitória ficou com a melhor posição entre 100 e 500 mil habitantes (quinto lugar do ranking geral).

Já Cajamar, no interior paulista, é a cidade melhor classificada com até 100 mil habitantes (36ª posição no ranking geral).

Nos rankings elaborados a partir de cada setor analisado, além de Santos que ficou com o primeiro lugar em Urbanismo, destacam-se também Belo Horizonte, primeiro lugar em Meio Ambiente, Vitória, como primeira colocada em Saúde, Vinhedo (no interior de São Paulo), no topo em Segurança, e a capital paulista, primeira em Mobilidade.

Evento – Connected Smart Cities 2017

O Connected Smart Cities  de 2017 reunirá hoje (21) e amanhã (22), no Centro de Convenções Frei Caneca, especialistas das mais diferentes áreas, além de investidores, representantes de governos e empresas, para a difusão de informações e ideias que contribuirão para a melhoria dos municípios.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.