Guarujá analisará impactos ambientais em Vicente de Carvalho | Boqnews
Foto: Divulgação

Meio Ambiente

12 DE DEZEMBRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá analisará impactos ambientais em Vicente de Carvalho

Projeto se chama ‘Atlas da População’ e terá duração de dois anos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Guarujá e as universidades de São Paulo (USP) e Nove de Julho (Uninove) firmaram na última segunda-feira (10) um termo de cooperação para a produção do Atlas da Poluição – um estudo que analisará o impacto ambiental das atividades portuárias em Vicente de Carvalho nas últimas décadas.

O estudo terá dois anos de duração, e será o maior já feito sobre o tema.

Na prática, será feito o rastreamento e monitoramento da poluição atmosférica utilizando um bioindicador: as bromélias.

Ao longo de dois anos, serão aproximadamente 2.500 amostras espalhadas por diversos cantos de Vicente de Carvalho e em florestas urbanas.

Como, por exemplo, a Serra do Guararu.

“Essas plantas serão renovadas mensalmente, e serão submetidas as análises químicas. Os poluentes aderem nas folhas dessa bromélia, também chamada de ‘barba de bode’. Assim, criando uma espécie de armadilha”, afirma a pesquisadora Andreza Portella Ribeiro, química e professora da Uninove.

Visão profissional

Segundo o pesquisador Maurício Lamarco Ferreira, biólogo e também professor da Uninove, será analisada a sazonalidade da poluição e traçado paralelo com indicadores de saúde.

“Vamos analisar se há picos de poluição, já que Guarujá tem aumento populacional durante a temporada de verão, e a incidência de doenças respiratórias nos pontos de maior concentração de poluentes”, afirma Lamarco.

Paralelamente, para traçar a cronologia dessa poluição, a equipe de pesquisadores também utilizará as árvores existentes no distrito.

“Traçaremos esse histórico por meio dos anéis de crescimento das árvores”, afirma ele.

A intenção é que o Atlas da Poluição sirva de base para o planejamento de políticas públicas.

“As árvores são filtros biológicos, e mais para a frente a ideia é trazer o cálculo de quanto a Cidade pode ganhar investindo na arborização, o que reflete diretamente na saúde da população”.

O secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, se mostrou emocionado com a iniciativa.

“Estou muito feliz em ver a expertise da academia sendo trazida para dentro da Administração Pública. Precisamos do patrimônio intelectual da universidade para avançar, e esse é um estudo extremamente importante para nossa Cidade”.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, também destacou a importância do estudo.

“Não dá para falar em desenvolvimento sem preservação do meio ambiente. Somos filhos do universo, e cada um de nós aqui estamos cumprindo nossa porção beija-flor, ajudando a apagar esse grande incêndio”.

Doação

Fundação SOS Mata Atlântica

Também na última segunda-feira (10), a Fundação SOS Mata Atlântica doou à Prefeitura equipamentos eletrônicos que ajudarão na gestão participativa junto à Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Guararu.

“Temos um programa de apoio às áreas de conservação e marinhas. Desde o início dos anos 2000 temos apoiado o fortalecimento e a gestão da APA Municipal por meio de editais. A entrega desses equipamentos faz parte desse projeto maior”, afirma Márcia Hirota, diretora executiva da fundação.

Esses equipamentos proporcionarão a realização de um vídeo.

Assim, sendo utilizado para fomento da educação e informação nas comunidades que vivem na Serra do Guararu.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.