Mamaço traz o tema ‘Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável’ | Boqnews

Hora do Mamaço

28 DE JULHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Mamaço traz o tema ‘Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável’

Ato está marcado para o dia 6 de agosto, às 15 horas, atrás do Aquário Municipal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

‘Não me sinto confortável com você amamentando em público’
‘É possível se cobrir para amamentar?’
‘Tem como você sair daqui para dar de mamar naquela sala?’
‘Mas você ainda dá de mama? Até quando fará isso?’
‘Até os seis meses só leite? Ta doida?’
‘Tira esta criança do peito. Vai acostumar mal’
‘Um exagero dar de mamar até os dois anos’

Se você é mãe – infelizmente – já deve ter ouvido algumas destas frases ou todas elas. Se não ouviu é uma das poucas felizardas. O ato de amamentar, que deveria ser algo natural, ainda surpreende negativamente. O ato causa espanto e desconforto por parte da sociedade. Homens e até mesmo mulheres ainda estranham ao ver mães em público amamentando.

Realidade que tende a mudar tendo em vista as novas leis que reafirmam o direito das mulheres em amamentar e também de movimentos sociais que lutam para tornar o ato o mais natural possível. A Hora do Mamaço é um deles. O evento, promovido no país pelo Aleitamento Materno Solidário (AMS), acontece durante a Semana Mundial de Amamentação, e está marcado para acontecer neste ano no próximo sábado (6), às 15 horas, na Praça Luiz La Scala, atrás do Aquário Municipal.

“Este será o local onde iremos amamentar em público e divulgar nesse evento, os benefícios principais da amamentação exclusiva, nos primeiros seis meses de vida, e seus benefícios após esse período também”, escreve a organizadora em Santos, Adriana Vieira. No ano passado, o mesmo ato aconteceu no Gonzaga com ato que teve concentração na Praça das Bandeiras e terminou na Praça da Independência, com dezenas de mulheres dando da mamar ao mesmo tempo.

Esclarecer mitos e inverdades que a sociedade ainda cultua é um dos objetivos do evento, que também tarz informacões corretas e coerentes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, e o que é preconizado pela OMS.

De acordo com o site A Hora do Mamaço, a expressão “Mamaço” surgiu na França em 2006, numa reunião de mães que tiveram a ideia de amamentar simultaneamente os seus bebês em um grande encontro nacional e, que originou depois, a Associação Colegiada “La Grande Téttée”.

Em 2012, na comemoração do 20 Semana Mundial de Aleitamento Materno, o grupo Aleitamento Materno Solidário (AMS Brasil) lançou o desafio para as mães de amamentarem os seus bebês ao mesmo tempo, reunindo todas as mães da Comunidade AMS no Brasil.

Mapa da participação das cidades na Hora do Mamaço 2016

Mapa da participação das cidades na Hora do Mamaço 2016

Semana Mundial de Amamentação

Para abrir a Semana Mundial de Amamentação acontece a Roda de Mães e Pais da Baixada, na segunda-feira (1), às 20 horas, com a presença da enfermeira Sandra Abreu e da Dra keiko Teruya. Evento é gratuito e acontece na Namaskar Yoga, à Av Siqueira Campos, 429, sala 11. Para participar basta entrar em contato via mail: [email protected].

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.