Novo Centro de Referência atende vítimas de violência | Boqnews

Santos

04 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Novo Centro de Referência atende vítimas de violência

No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atuarão assistentes sociais, psicólogos, operadores sociais e frente de trabalho

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A prefeitura inaugurou nesta quarta-feira (3) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) na rua Cananeia, 269, Saboó. O equipamento da Secretaria de Assistência Social (Seas) atende vítimas de violência física, psicológica, abandono, além do trabalho infantil. É a segunda unidade do gênero em Santos.

O serviço vai funcionar em um prédio de três andares, onde atuarão 27 profissionais, entre assistentes sociais, psicólogos, operadores sociais e frente de trabalho.

A Zona Noroeste e os morros respondem por cerca de 40% do trabalho do primeiro Creas, que funciona na Avenida Campos Sales, 128. No ano passado foram atendidas 749 famílias e 299 estão cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Alemoa, Bom Retiro, Nova Cintra, Rádio Clube e São Bento. No primeiro semestre deste ano, foram assistidas 923 pessoas no Creas e 369 residem na Zona Noroeste ou morros.

Durante a inauguração, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa falou da importância desse tipo de equipamento em uma área de vulnerabilidade social e disse que as ações do governo visam reduzir a desigualdade social.

Política nacional
A inauguração do segundo Creas atende à política nacional de assistência social, que recomenda um equipamento do gênero para cada 200 mil habitantes. A Conferência Municipal de Assistência Social também pedia esse serviço para essa região.

Servidores são capacitados em São Paulo
Onze funcionários dos dois Creas iniciaram nesta quarta-feira à tarde uma capacitação em psicodrama (dramatização de situações) e trabalho em grupo. Serão 12 encontros semanais no Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo. Concluída a capacitação, esses servidores repassarão as informações para os colegas de trabalho. Segundo a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade da Seas, Ana Lúcia dos Santos, o trabalho em grupo é importante para ajudar quem teve algum direito violado, a aprender a proteger a si mesmo.

Adaptação
O imóvel do Creas passou por dois meses de adaptação, para construção de rampa de acesso e sala para atendimento de deficientes, banheiro adaptado, instalação de balcão, grades, pintura geral, reparos na rede elétrica e instalação de dez aparelhos de ar-condicionado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.