José Bonifácio

Santos se torna Capital do Estado nesta quarta

O evento é o ponto alto da programação do dia em que ocorre a transferência simbólica da sede do governo estadual para Santos, conforme lei estadual

13 de junho de 2018 - 12:03

Da Redação

Compartilhe

Na data em que se comemoram os 255 anos de nascimento de José Bonifácio, o Patriarca da Independência, o governo do Estado e a Prefeitura entregam 160 novas moradias na Cidade. Às 12h30, na Marginal Direita da Via Anchieta, 2393; São Manoel (próximo da Rua Dr. João Carlos de Azevedo), serão entregues 40 unidades do conjunto habitacional Santos – O (São Manoel) e 120 da Caneleira 4.

Antes da entrega das moradias, a partir das 9h30, o governador do Estado Márcio França; autoridades estaduais e do Município participam de ato cívico em homenagem ao Patriarca, em frente ao Pantheon dos Andradas.

Em seguida, às 10h30, o chefe de Estado fará os despachos oficiais no Salão Nobre Prefeito Esmeraldo Tarquínio, na Prefeitura.

FIGURA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL

Nascido em 1763,  José Bonifácio de Andrada e Silva é o santista mais ilustre por toda sua trajetória. Estudioso, foi buscar conhecimento na Europa, onde se formou em Direito e Filosofia. Bonifácio foi o articulador da Independência do Brasi, em 7 de setembro de 1822, como ministro do príncipe D. Pedro.

Foi um defensor da abolição dos escravos 60 anos antes das primeiras leis abolicionistas, da preservação das matas brasileiras, poeta e mineralogista. Morreu no Rio de Janeiro em 1838.

Parte de sua história pode ser conferida na exposição que fica no Paço Municipal até o próximo dia 20.

A mostra conta com 13 painéis da Fundação Arquivo e Memória de Santos que retratam a vida da grande figura nacional e do Pantheon dos Andradas, local que guarda o jazigo de José Bonifácio e seus irmãos.