Laboratório da Unisanta permitirá estudos sobre verticalização de imóveis | Boqnews
Foto: Divulgação

Educação

29 DE NOVEMBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Laboratório da Unisanta permitirá estudos sobre verticalização de imóveis

Uma das novidades do Laboratório de Convergências é a possibilidade de se trabalhar com o conceito de convergência de especialidades

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Espaço da Unisanta integrará alunos de Arquitetura, Engenharia, Decoração de Interiores e afins. Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (30), a Baixada Santista ganha um espaço diferenciado voltado à promoção da inovação e pesquisa nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e de Engenharia. Trata-se do Laboratório de Convergências, espaço de trabalho multidisciplinar, com 215 metros quadrados, projetado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Uma das novidades do laboratório é a possibilidade de se trabalhar com o conceito de convergência de especialidades.

A proposta é considerada inédita pela concepção do projeto.

A explicação é do arquiteto e urbanista Cesar Capasso, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, coordenador do laboratório.

“Teremos um espaço de trabalho que unirá alunos de Arquitetura, Design de Interiores, Engenharia e outras áreas visando classificar o desempenho do ambiente construído em suas diversas escalas numa visão que trata o espaço como um ecossistema”, afirma Capasso.

Ainda conforme o responsável, no mercado de trabalho, o arquiteto atua regularmente com profissionais de outras áreas, visando a execução de um projeto único.

“Essa vivência será antecipada pelos nossos universitários, que desenvolverão pesquisas envolvendo diferentes áreas do conhecimento”.

O primeiro trabalho desenvolvido pelo laboratório foi um Simulador Automatizado de Trajetória Solar, conhecido como Heliodon.

O equipamento foi projetado e executado com a participação de alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica e permite analisar como os raios solares incidem diária e sazonalmente em uma edificação, ambiente interno ou externo, em qualquer lugar da Terra.

Estão previstos ainda estudos e trabalhos nas áreas do desempenho de edifícios e cidades, como aqueles relacionados a fenômenos climatológicos e suas interferências no processo de mudanças climáticas, controle de ruídos, uso racional de bens naturais e eficiência energética.

 

Heliodon

O equipamento ocupa uma área de 12 metros quadrados e é composto de arcos metálicos móveis, com iluminação acoplada, sendo um conjunto totalmente automatizado e ligado a computadores que fazem a programação do posicionamento da unidade em relação às maquetes.

O Laboratório de Convergências da Unisanta será composto por quatro ambientes projetados no quinto andar do Bloco M da Universidade: um setor de iluminação, sala de aula com espaço para confecção e exposição de maquetes.

E  ainda: sala para simulações digitais com quatro estações de trabalho e computadores, além de uma área específica para uso do heliodon.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.