Linhas pedagógicas de ensino são adotadas por escolas | Boqnews
Foto: Liceu Santista

Educação

10 DE NOVEMBRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Linhas pedagógicas de ensino são adotadas por escolas

As linhas pedagógicas adotadas pelas escolas e universidades envolvem desde os métodos ensino, até a forma em que os alunos irão aprender

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Por trás de todo aprendizado do aluno, existe um processo pedagógico adotado pela rede de ensino, e por todos os profissionais da educação.

Na área de pedagogia, existem correntes que usufruem de estilos e métodos diferentes para ensiná-los e educar os alunos. Isso serve para o mais básico nível de formação até o Ensino Superior.

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unisanta, Maria Cristina da Silva Pereira Alves, explicou que na maioria das escolas e universidades brasileiras, a tendência pedagógica usada é a Crítico Social.

Além disso, para a especialista, esse também é o método de ensino mais atual.

As situações didáticas do colégio Liceu Santista é chamada de Ensino Híbrido. Ou seja, desde 2016, o Fundamenal 2 e Ensino Médio aproveitam o ensino presencial e o on-line.

O coordenador pedagógico da escola, Lucas Lamosa, explica que o ensino híbrido apresenta-se como uma inovação sustentada.

E também contribui para melhorar os serviços e propostas já existentes em relação à sala de aula tradicional.

“O modelo sustentado é uma tentativa de oferecer os benefícios da educação online combinados com todas as vantagens da sala de aula tradicional.”

Lamosa entende que o Ensino Híbrido surgiu como uma possibilidade de “romper o paradigma e propor mudança no modelo de aula tradicional, onde o docente é o centro do processo de aprendizagem”.

De acordo com o coordenador, a tecnologia contribui para auxiliar nessa personalização da aprendizagem.

E também transforma o processo tradicional em algo novo.

Portanto, o aluno aprende no seu ritmo e de acordo com os conhecimentos prévios, avançando mais rapidamente.

Arte: Mala

Ruídos

Como ponto de “conflito”, Lucas destaca a resistência de alguns alunos com a inserção da tecnologia.

Lamosa disse que isso ocorre, pois as aulas demandam um perfil de aluno ativo, participativo e criativo. No entanto, ao longo do processo, essa questão tem sido superada

“Uma vez que a mediação também era feita entre pares, ou seja, os próprios discentes contribuíam para os avanços das dificuldades dos colegas no manuseio dos implementos tecnológicos, reconhecendo-se como parte principal na construção do conhecimento”, concluiu o educador.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.