Meio Ambiente

Lixeira em forma de peixe será entregue na sexta

A estimativa é de que, em 2050, a quantidade de plástico na água possa superar a de peixes

31 de janeiro de 2019 - 09:34

Da Redação

Compartilhe

Uma grande lixeira em forma de peixe, para resíduos recicláveis, será entregue nesta sexta-feira (1º), na faixa de areia da praia, em frente à Rua da Paz (Boqueirão).

A instalação, parte da campanha Recicla Praia, está inserida na programação de aniversário da Cidade, comemorado no último dia 26.

Com cerca de quatro metros de comprimento por dois metros de altura, a estrutura é de aço galvanizado e recoberta com tela de aço.

Resíduos recicláveis podem ser colocados pela ‘boca’ do peixe. Ao lado, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) manterá tenda e monitores para orientar os banhistas.

A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para o perigo que os resíduos descartados incorretamente causam ao meio ambiente costeiro.

Segundo dados da ONU, 80% de todo o lixo marinho é composto por plástico.

No entanto, a estimativa é de que, em 2050, a quantidade de plástico na água possa superar a de peixes.

Nome ao peixe

A Secretaria de Comunicação abrirá espaço para munícipes sugerirem nomes à escultura.

A postagem oficial será feita domingo (3), às 11h, no Facebook da Prefeitura (https://www.facebook.com/PrefeituraSantos).

Os interessados poderão participar até 11h de segunda-feira (4).

O vencedor levará para casa o livro Patrimônio Histórico Cultural e Natural Região Metropolitana da Baixada Santista, obra que destaca a importância histórica de nove cidades do litoral paulista e mostra a beleza natural e o valor cultural da região metropolitana da Baixada Santista.

Além do livro, o autor do nome escolhido para a escultura também ganhará quatro ingressos para visitação ao Museu Pelé. A

s regras para participação estarão no post oficial.

Orientação

A campanha Recicla Praia foi precedida de duas semanas de orientação junto aos ambulantes que atuam na faixa de areia.

Nos encontros, a equipe de estagiários da Semam reforçou a necessidade de coletar e descartar separadamente os resíduos orgânicos e os recicláveis, de acordo com o Programa Recicla Santos.

A orientação prosseguirá até o carnaval, com o reforço do programa Verão no Clima, do Governo do Estado. São 24 monitores distribuídos em três tendas ao longo da orla, com cartilhas e ecojogos.

LEIA TAMBÉM: