Novo lote de vacinas chega nesta segunda. Imunização reinicia na terça | Boqnews
Na fase inicial, imunização contra a gripe H1N1 terá a distribuição de 532,4 mil doses de vacina em São PauloRovena Rosa/Agência Brasil

Gripe

22 DE MAIO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Novo lote de vacinas chega nesta segunda. Imunização reinicia na terça

30 mil doses serão enviadas para Santos e campanha recomeça na terça (24), prosseguindo até o dia 31 de maio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Desde a quarta-feira (18), algumas policlínicas de Santos estão sem vacinas contra a gripe. Na última semana da campanha nacional, que terminaria na sexta-feira (20), mas foi prorrogada até o dia 31 de maio, quem foi à procura da imunização precisou voltar para casa sem data certa para retornar.

Com duas crianças pequenas, a jornalista Jamile Guimarães tentou levar os filhos pequenos para serem imunizados na manhã de quarta (18). “Estou tentando dar a vacina há três dias e não obtenho informações esclarecedoras. Deixei para última semana porque nos primeiros dias da campanha, meus filhos tiveram virose, garganta inflamada e febre”, ressalta.

Segundo Jamile, outras pessoas também passaram pela mesma situação nas unidades onde esteve. Até sexta (20) não tinha conseguido achá-las nas policlínicas. “Na quarta-feira fui em três unidades e liguei em mais duas, sem sucesso. Hoje (sexta, dia 20) me deram a informação de que terá só na próxima semana. Ficamos sem saber a verdade”, explica.

Em nota, enviada na própria quarta-feira, a Secretaria de Saúde de Santos garantia que não havia falta de vacinas no Município. ‘O que aconteceu foi um desabastecimento momentâneo devido à grande procura’. De acordo com a nota, o estoque no almoxarifado era suficiente para até o final da campanha e novas vacinas seriam enviadas do estoque para as unidades no próprio dia, o que não ocorreu, no entanto.

Funcionários das unidades já afirmavam na ocasião que não havia previsão para a chegada das vacinas. Em um das policlínicas foi informado que chegaria na segunda-feira (23). O que de fato deverá ocorrer caso não ocorram novos atrasos.

Em nota reformulada e enviada na sexta (20), a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Estado enviará um novo lote na segunda(23). Serão 30 mil doses dando continuidade à campanha, a partir de terça-feira (24). Idosos, grávidas e as crianças que necessitam tomar a segunda dose terão prioridade.

De acordo com Ministério da Saúde, todas as doses já foram enviadas para os Estados, que fazem a distribuição pelas cidades. Em nota, o Estado informou que 1 milhão de doses extras foram adquiridas pelo governo do Estado, junto ao Instituto Butantã, órgão ligado à pasta estadual. Todas as regiões do Estado serão beneficiadas com este quantitativo extra; porém, serão priorizados os municípios que ainda não atingiram a meta de imunizar 80% do público-alvo.

Balanço
De acordo com balanço da Prefeitura de Santos, desde o dia 30 de abril até a última terça-feira (17), foram imunizadas 96.208 pessoas, o que representa 74% do total da meta, que é de 130.014 do público alvo da Cidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.