Operação Verão vai reforçar a segurança em Santos e na Baixada Santista | Boqnews
Foto: PMSV

Região

21 DE DEZEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Operação Verão vai reforçar a segurança em Santos e na Baixada Santista

A operação contará com 133 viaturas na Baixada Santista

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o objetivo de aumentar a segurança em Santos e nas cidades da Baixada Santista, foi lançada neste sábado (20) a Operação Verão, que reforçará em 2.940 policiais, civis e militares, o efetivo das polícias na região durante a temporada. O lançamento aconteceu em solenidade em frente ao Emissário Submarino (Parque Municipal Roberto Mário Santini), no José Menino. A Operação Verão terá o apoio da Guarda Municipal que conta com o Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM), que dispõe de 360 câmeras localizadas em pontos estratégicos na orla, bairros e na região central histórica.

A solenidade teve as presenças do governador Geraldo Alckmin, do prefeito Paulo Alexandre Barbosa e de autoridades militares e políticas da Baixada Santista.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os policiais irão reforçar o policiamento nas estradas e nas cidades da Baixada. A Operação Verão entra em vigor a partir do dia 26/12 e se estenderá até o final do carnaval, em 18 de fevereiro de 2015. O comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e Vale do Ribeira, coronel Ricardo Ferreira de Jesus, informou que serão 2.542 policiais militares a mais nas ruas. “Desse total, Santos terá o reforço de 313 PMs, que terão a responsabilidade de atuar no policiamento ostensivo nos bairros, praias e centros comerciais”.

A operação contará com 133 viaturas na Baixada Santista. Além dessas, a Polícia Militar deslocará três viaturas especiais, com plataformas móveis para observação.

Já a Polícia Civil contará com 398 policiais entre delegados, escrivães e investigadores. Agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), serão empregados em conjunto com o Grupo de Operações Especiais (GOE) de Santos, para reforçar o efetivo.

“Nessa época recebemos muitos turistas que visitam a cidade para passar o Natal e para acompanhar a queima de fogos de Ano Novo na orla, e esse reforço na segurança é muito importante”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Para prevenir acidentes e afogamentos no mar, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Praia Segura. A ação começou no dia 13 de dezembro e se estenderá até 23 de abril.

O funcionário público João Carlos Nunes, 53 anos, elogiou o reforço na segurança. “Quanto mais polícia na rua melhor, principalmente nessa época de final de ano que a popoulação da nossa região aumenta muito por conta da vinda de turistas”.

O técnico em instrumentos Cleiton César Silva, 44 anos, acredita que o reforço de policiais vai inibir a criminalidade. “A população agradece a chegada de mais policiamento”.

Túnel
Além do reforço no policiamento da região, Alckmin anunciou também mais uma etapa na construção do Túnel Submerso que ligará Santos a Guarujá: o autorizo de edital comercial de obras. De acodo com o governador, quatro consórcios estão pré-qualificados para continuar na licitação, e que o resultado da concorrência será conhecido em 2 de fevereiro, quando serão abertos os envelopes com as propostas das empresas. “A concretização da obra de uma ligação seca entre as duas cidades é uma luta que vem de mais de 70 anos. Será a primeira obra de um túnel submerso no Brasil”.

Já o prefeito Paulo Alexandre Barbosa afirmou que a obra será muito importante para o desenvovimento da cidade, da região, do estado e do País. “É um sonho que se concretiza e que vai ajudar a melhorar a vida de milhares de pessoas que precisam usar a travessia diariamente para trabalhar. Com o túnel esse percurso será feito em 5 minutos”.

Segundo a Dersa, o túnel terá 1.700 metros de extensão, com 3 faixas por sentido, de 3,50 metros, e vai permitir, entre outras vantagens, a integração dos sistemas de transportes públicos, e proporcionar a extensão do sistema VLT para o Guarujá melhorando a mobilidade entre os dois municípios.

Os pré-qualificados para continuar na licitação são: Consórcio Túnel Santos/Guarujá (Odebrecht, Queiroz Galvão e Strukton); Consórcio ISG (Andrade Gutierrez, CR Almeida e Daewoo Engineering); Consórcio Nova Travessia (Constran, Impresa di Construzioni Ing. e Mantovani e Piacentini Tecenge do Brasil); e Consórcio Sigma (Salini Impregilo, Grandi Lavori e J Malucelli).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.