Palácio das Artes será inaugurado nesta quinta | Boqnews

Cidades

11 DE SETEMBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Palácio das Artes será inaugurado nesta quinta

 O Palácio das Artes, complexo cultural de seis mil metros quadrados, será entregue à população de Praia Grande nesta quinta-feira, às 19 horas, em cerimônia aberta ao público. Com teatro, museu, galeria de arte, salão de eventos, biblioteca e espaços de múltiplo uso, o pólo cultural, que deve se tornar um dos mais importantes da […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 O Palácio das Artes, complexo cultural de seis mil metros quadrados, será entregue à população de Praia Grande nesta quinta-feira, às 19 horas, em cerimônia aberta ao público.


Com teatro, museu, galeria de arte, salão de eventos, biblioteca e espaços de múltiplo uso, o pólo cultural, que deve se tornar um dos mais importantes da Região Metropolitana da Baixada Santista, está localizado na entrada da Cidade, em frente à Rotatória A Tribuna, no Bairro Boqueirão.

Já há programação de atividades para este mês, com destaque para a exposição da artista plástica Tomie Ohtake e apresentação da peça teatral Toalete, de Walcyr Carrasco.


O Palácio das Artes está divido em dois pavimentos. A fachada traz padrões neoclássicos com apliques e pintura jateada, enquanto que a arquitetura interna segue padrão contemporâneo, com amplos espaços climatizados. O terraço frontal, no piso superior, abrigará exposição fixa de esculturas que serão adquiridas gradualmente pela Prefeitura.


No térreo, o Salão de Eventos tem cerca mil metros quadrados. Foi projetado para abrigar grandes eventos, com palco e hall, espaço que também servirá a exposições transitórias. Neste piso ainda ficam o saguão principal, cafeteria e loja de souvenirs.


O destaque na recepção é o lustre gigante, com 12 mil pedras de cristal e 120 lâmpadas em 3,20 metros de altura e 2,60 metros de largura. Com formas que remetem à figura do arlequim, personagem da antiga comédia italiana, o lustre faz alusão ao clássico filme O Fantasma da Ópera.


Uma equipe vinda da Argentina, coordenada pelo antiquário Carlos Alberto Fernandez, levou dez dias na montagem da peça, trabalho que também contou com a ajuda de funcionários da Prefeitura.


Por uma escadaria ou pelo elevador de acesso a deficientes físicos, o público chega ao andar superior, que concentra a maioria das atrações: o Museu da Cidade, a Galeria de Artes Nilton Zanotti, Sala de Espetáculos Serafim Gonzalez (teatro) e o Foyer Graziela Dias Sterque.


O primeiro teatro do Município tem 523 lugares, palco de 180 metros quadrados e fosso para orquestra. A ante-sala, ou foyer, faz homenagem à professora Graziela Diaz Sterque, com exposição permanente de peças de cerâmica marajoara, da região Amazônica, vinda do acervo pessoal de Graziela.


Já o Museu da Cidade é o único desse tipo na região. Foi apontado como inovador por especialistas. Além da exposição de objetos e documentos antigos, tem característica interativa e conta com terminais de computador e televisores de plasma equipados com DVD e fones de ouvido para contar a história do Município e de seus cidadãos. Destaque para os painéis fotográficos.


A biblioteca cultural abrigará livros de arte e história. Terá computadores com acesso a site de museus e galerias. Um miniauditório, adaptado à projeção de filmes e slides, direcionado a palestras e ações educativas, complementa o pavimento, onde será instalada ainda a sede da Secretaria de Cultura e Eventos (Secult), e a estrutura do Centro de Documentação e Memória de Praia Grande, com salas adequadas e climatizadas para manuseio, restauro e acondicionamento do acervo do Município.


O projeto da obra, idealizada pelo prefeito Alberto Mourão, foi elaborado pelo Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura, coordenado pelo arquiteto Luis Fernando Félix de Paula.


SuperEscola

O secretário de Cultura e Eventos, Manoel Carlos Peres, o Cartola, revelou que o Palácio das Artes terá atividades integradas ao programa SuperEscola e se transformará em um verdadeiro celeiro de artistas. “Já temos 16.500 alunos inscritos no SuperEscola. Desse total, cerca de 1.500 têm aulas de musicalização, teatro, violão, percussão e canto. Com a nova estrutura, esse número deve aumentar, com novos cursos e mais vagas”.


O programa dá oportunidade para que crianças, ao invés de estarem nas ruas, participem de atividades esportivas e culturais fora do período escolar. É considerado único no País e atende estudantes da rede pública de ensino, levando-se em conta assiduidade e bom rendimento escolar.


Programação

Este mês já há boas atrações no Palácio das Artes. As atividades começam nesta sexta-feira (12), com apresentação da peça teatral Toalete, de Walcyr Carrasco, exclusiva a convidados da Cosipa, que patrocina o espetáculo. Os dias 13, 19, 20, 26 e 27 deste mês estão reservados ao público. As apresentações ocorrem sempre às 20h30.

Para obter o ingresso, o interessado deve trocá-lo com antecedência por uma lata de leite em pó na bilheteria do teatro, na Avenida Costa e Silva, 1.600, Boqueirão. A bilheteria estará aberta a partir das 14 horas desta sexta-feira e funcionará diariamente das 10 às 18 horas. As latas arrecadadas serão encaminhadas a famílias cadastradas pela Secretaria de Promoção Social (Sepros).


A partir de sábado (13), o primeiro museu de cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista estará aberto à visitação, resgatando e preservando a história, usos e costumes locais.


Também a partir de sábado e até 12 de outubro, a Galeria Nilton Zanotti abriga a exposição Tomie Gráfica, da artista plástica mundialmente reconhecida Tomie Ohtake. A exposição apresenta amplo panorama sobre a obra gráfica da artista. Haverá monitores à disposição do público.


O secretário informa que, de 13 a 19 deste mês, com exceção da bilheteria, o horário de atendimento será das 14 às 18 horas. “Estaremos em um período de adaptação, inclusive com a transferência de serviços para o Palácio das Artes”. Aos domingos, das 16 às 18 horas, estão programadas apresentações culturais, com coral infantil, contadores de histórias, bandas e grupos variados.


Estacionamento

Além de estacionamento gratuito para cem veículos anexo ao Palácio das Artes, o visitante, em dias de espetáculo ou eventos, poderá contar com serviço de valet, oferecido pelo Litoral Plaza Shopping. Haverá traslado de ida e volta ao Palácio a partir do centro de compras, localizado a cerca de 200 metros do local.


 



 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.