Para Mourão, Baixada precisa se unir em defesa da metropolização | Boqnews
Foto: Nando Santos Alberto Mourão

Baixada Santista

22 DE FEVEREIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Para Mourão, Baixada precisa se unir em defesa da metropolização

Para Mourão, esta é a hora de unir esforços dos prefeitos e deputados da região ou que obtiveram expressivas votações aqui para lutar por melhorias metropolitanas

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, vai ocupar o cargo pela segunda vez

Prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, vai ocupar o cargo pela segunda vez. Foto: Nando Santos

Eleito novo presidente do Condesb – Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, defende a união coletiva dos prefeitos e deputados federais  (Beto Mansur e Marcelo Squassoni, ambos do PRB, e João Paulo Papa – PSDB) e estaduais da região (Cássio Navarro, PMDB, Paulo Correa, PEN e Caio França, PSB), além dos parlamentares que mesmo não tendo residência na região obtiveram expressivas votações nas nove cidades.

“Precisamos criar uma força política regional para analisar os gargalos e detectar metas para agilizar os procedimentos metropolitanos”, disse, em entrevista coletiva, logo após o evento ocorrido na sede da Agem – Agência Metropolitana, em Santos, nesta quarta (22).

Para ele, que ocupou o cargo em 2006/2007, há necessidade de definir os tópicos que deverão ser enfrentados para potencializar objetivos comuns.

“Muitas câmaras temáticas atuam em áreas correlatas que poderiam ser interligadas”, citando como exemplo a importância de existir um planejamento integrado no caso do georreferenciamento das cidades.

“Por que não unir as necessidades coletivas da região ao invés de cada município fazer a sua?”, indaga. Atrelada à Câmara Temática de Tecnologia de Informação e Comunicações, a atividade pode ser feita de forma integrada evitando que um município tenha o seu plano e outro não.

Durante evento, houve apresentação do Plano Diretor da área de TI e Comunicações, fundamentais para apoio dos planos diretores

Durante evento, houve apresentação do Plano Diretor da área de TI e Comunicações. Foto: Nando Santos

Por meio de imagem ou mapa, o georreferenciamento torna as coordenadas conhecidas em um sistema de referência, sendo ferramenta fundamental para a elaboração do Plano Diretor, algo que os municípios precisam discutir, de forma individual e, depois, metropolitana, para a formalização do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI, que deverá estar concluído até janeiro de 2018, conforme prevê o Estatuto da Metrópole.

Mourão prefere ouvir os colegas para definir as áreas prioritárias, mas não esconde que alguns setores como Saúde, Habitação, Destinação de Resíduos e Mobilidade Urbana merecem uma atenção especial para atendimento às necessidades do cidadão.

“Precisamos efetivamente transformar o morador da região em um cidadão metropolitano”, destaca.

Mobilidade

Ele cita um pedido recente feito ao Governo do Estado para pleitear recursos via PAC 2 Mobilidade, junto ao Governo Federal, visando a ampliação do VLT – Veículo Leve sobre Trilho para Praia Grande e cidades do litoral sul.

“Se conseguirmos levar o VLT até o terminal de Tude Bastos – em um trajeto de 3.540 metros – e depois ligando os demais bairros da cidade e os municípios do Litoral Sul via BRT – Bus Rapid Travel atenderemos de 60 a 80 mil pessoas diariamente”, destaca.

Hoje, 16 linhas de ônibus fazem  o trajeto entre Praia Grande  e Santos totalizando 2,8 milhões de viagens por mês (1,4 milhões ida e 1,4 milhões volta).

Se o VLT fosse estendido ao terminal, haveria uma natural migração para este novo meio de transporte, facilitando a vida da população e eliminando veículos nas ruas, especialmente em São Vicente – cidade passagem dos veículos provenientes do município vizinho – e Santos, destino final de boa parte destes passageiros.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.