Policlínica do Campo Grande fica sem vacina contra a gripe | Boqnews
Foto: Nando Santos

Saúde

19 DE ABRIL DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Policlínica do Campo Grande fica sem vacina contra a gripe

A Secretaria de Saúde orienta aos munícipes que não há motivos para uma corrida aos postos de saúde, pois a campanha seguirá até 26 de maio.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Unidade do Campo Grande ficou quase 24 horas sem a vacina, provocando filas, especialmente entre idosos, que aguardavam por horas pelo medicamento

Unidade do Campo Grande ficou quase 24 horas sem a vacina, provocando filas, especialmente entre idosos, que aguardavam por horas pelo medicamento. Foto: Nando Santos

Desde a tarde desta terça-feira (18), frequentadores da policlínica do Campo Grande aguardaram por quase 24 horas as entregas das vacinas contra a gripe. O lote foi recebido no início da tarde de hoje (19), mas em razão da quantidade ser insuficiente para atender a demanda restavam poucas unidades para aplicação nos pacientes, conforme contato da Reportagem às 14h45 com a unidade, o que resultará em novo desabastecimento temporário.

A Prefeitura informa que recebeu um lote inicial de 20 mil doses e que, em razão da demanda, outras 4 mil foram recebidas  para distribuição em oito unidades da rede de Atenção Básica, incluindo a do Campo Grande. No entanto, a quantidade enviada foi “insuficiente”, segundo uma funcionária da unidade. “Vai acabar logo”, explicou.

Enquanto o produto não chegava, a unidade amanheceu com uma intensa fila, especialmente de idosos. “É uma falta de respeito”, reclama a aposentada Isis Villarinho Losso, 75 anos, que já havia comparecido à unidade na terça à tarde, quando foi informada que o medicamento havia acabado, mas seria reposto “a partir das 9 horas”. Horário combinado, mas nada do medicamento. Eram 11h30 quando a Reportagem do boqnews.com compareceu ao local e ela ainda aguardava, esperançosa, pela vacina.

Situação semelhante a da também aposentada Yvone Almeida Costa, 80 anos, que aguardava sentada do lado de fora da unidade a chegada do medicamento há duas horas. Já Judith Oliveira Cruz Antonio, 61 anos, estava preocupada, pois levou o neto, de 2 anos, para tomar a vacina, sem sucesso. “Ele faltou na creche para ser vacinado. Terá que faltar novamente na próxima semana para tomá-la”, reclama.

Sem pressa

A Secretaria de Saúde de Santos informa que recebeu do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, 20 mil doses da vacina para o início da campanha, as quais foram distribuídas entre as 32 policlínicas da Cidade. Com a intensa procura pela vacinação, foi solicitada uma quantidade extra ao GVE, que repassou na terça (18) mais 4 mil doses.

As doses foram distribuídas a partir da manhã de hoje (19) em oito unidades da rede de Atenção Básica. A SMS orienta aos munícipes que não há motivos para uma corrida aos postos de saúde, pois a campanha seguirá até 26 de maio.

A secretaria informa que os munícipes podem se vacinar em quaisquer unidades da rede, não sendo obrigatório procurar a policlínica de referência do seu bairro. Portanto, em situações de falta pontual da vacina, podem se dirigir a outra unidade mais próxima.

Além disso, está programado um novo repasse ao Município de 20 mil doses da vacina nesta quinta (20), quando também será divulgada a primeira parcial da campanha na Cidade.

A Reportagem contatou outras 10 policlínicas até às 11 horas (Ponta da Praia, Marapé, José Menino, Martins Fontes, Nova Cintra, São Bento, Jabaquara, Rádio Clube, Castelo e Alemoa) e todas tinham a vacina até aquele momento.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.