Santos cria Coordenadoria Municipal do Idoso | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS/Secor

Prefeitura

31 DE JULHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Santos cria Coordenadoria Municipal do Idoso

O novo órgão será responsável por discutir e articular, com as demais secretarias, ações e programas específicos para garantir atenção integral aos idosos

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um universo de 85 mil pessoas, boa parte em plena atividade. Este é o número da população idosa do município, hoje na casa dos 20% dos habitantes da cidade.

Em atenção a este público tão expressivo, a prefeitura criou nesta quinta-feira (31) a Coordenadoria Municipal do Idoso, vinculada à Secretaria de Defesa da Cidadania (Secid).

A iniciativa foi oficializada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, com a assinatura do Decreto 6.868. “Temos muitas secretarias com políticas voltadas para os idosos e hoje criamos um espaço exclusivo para atender essa população, coordenado por alguém que conhece muito bem esse segmento”, disse o prefeito.

O novo órgão será responsável por discutir e articular, com as demais secretarias e órgãos públicos, ações e programas específicos para garantir atenção integral aos idosos. O educador físico Paulo Henrique Montenegro Lopes Ferreira será o responsável por desenvolver essas ações. “A criação da coordenadoria é uma reivindicação de muitos anos, que envolvia todos os segmentos que trabalham com idosos em Santos”, enfatizou Paulo Henrique.

Também foi apresentada a cartilha Vida Plena – Política Municipal de Atenção Integral à Pessoa Idosa, que reúne os serviços municipais voltados aos idosos em todas as secretarias. Estão listados os equipamentos e atividades das áreas de saúde, esportes, assistência social, cultura, educação e turismo.

Atualmente, nada menos que 30% da população idosa é atendida por algum programa da prefeitura. Além disso, estimativas apontam que nos próximos 15 anos a parcela de idosos na cidade chegue à casa dos 25%.

A prefeitura tem investido em programas que garantam o acesso aos serviços públicos. Em 2013, o prefeito publicou decreto garantindo a prioridade na tramitação de idosos no âmbito administrativo, implantou o Fundo Municipal do Idoso, além de programas de atenção e qualidade de vida.

Mês passado, foi publicado o edital para contratação da empresa que será responsável por construir o Espaço do Idoso, no mesmo terreno onde será edificada a Policlínica da Aparecida. No local, serão desenvolvidas atividades de promoção à saúde, leitura e convivência. A previsão é iniciar as obras ainda em 2014.

Depoimentos
“Um ato que demonstra o quanto é importante uma iniciativa voltada para o seguimento do idoso”, Carlos Mota, secretário de Defesa da Cidadania

“A coordenadoria chega para nos auxiliar no trabalho de políticas públicas com o idoso, que não é simplesmente ter um órgão voltado para esse público, mas definir atividades claras que são executadas”, Eliza Montrezol, presidente do Conselho Municipal do Idoso

“Era necessário criar a coordenadoria para agilizar as ações voltadas para os idosos”, Flávia Valentino, diretora da Associação S.O.S Idosos

Números
Aproximadamente 25 mil idosos são atendidos pelas diversas iniciativas da prefeitura 85 mil pessoas acima dos 60 anos vivem em Santos, que correspondem a cerca de 20% da população do município, o dobro da média nacional

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.