Reconhecimento facial nos ônibus terá início nesta segunda | Boqnews
Foto: Divulgação reconhecimento facial

Transporte

29 DE JULHO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Reconhecimento facial nos ônibus terá início nesta segunda

O objetivo desse projeto será de combater fraudes. Assim, o único que poderá usufruir do cartão será o usuário titular

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir de segunda-feira (30), entra em funcionamento nas linhas de ônibus municipais o sistema de reconhecimento facial. Servirão para os usuários que utilizam passe escolar (têm desconto de 50% na tarifa) e o cartão para pessoas com deficiência (contam com gratuidade).

A CET-Santos solicitou a implantação da tecnologia à permissionária do serviço de transporte coletivo. Assim, autorizando a adoção da biometria para esses dois grupos de usuários.

O objetivo é combater fraudes, garantindo que o cartão seja utilizado somente pelo seu titular; real beneficiário do desconto ou isenção.

Quando o cartão for encostado no validador para liberação da catraca, a câmera instalada acima vai captar imagens do passageiro.

Elas serão processadas e comparadas com as do banco de imagens (feitas por ocasião do cadastramento do usuário) da permissionária.

Portanto, a liberação da catraca ocorrerá normalmente. Porém, se posteriormente o sistema detectar divergência entre as imagens, o usuário será convocado para, em sete dias, se justificar.

Contudo, em casos de apresentar explicações, será advertido sobre o bloqueio do cartão em caso de reincidência. O bloqueio poderá ser de 60 dias (1ª reincidência) a 360 dias (terceira).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.