Bate-papo

Santos recebe criador de projeto de reinvenção urbana

Raúl Oliván Cortés apresenta experiência de criação de ecossistema para promoção de cidadania e cultura em Zaragoza

30 de novembro de 2015 - 17:10

Da Redação

Compartilhe

O diretor de um dos projetos mais bem sucedidos de reinvenção de uma cidade a partir da valorização de seu potencial criativo estará em Santos nesta segunda (30), para oferecer uma palestra na Estação Cidadania, a partir das 18h30. Raúl Oliván Cortés, diretor do programa Zaragoza Activa, compartilhará a experiência de transformação de Zaragoza, uma cidade espanhola de 700 mil habitantes, localizada entre Madri e Barcelona, numa referência mundial em soluções inovadoras para os desafios urbanos, sociais, culturais e econômicos.

O evento é promovido pelo Projeto Tecnologias e Alternativas, que promove articulações e debates com o objetivo de criar uma nova instituição voltada à inovação cidadã a partir de Santos. O projeto é financiado pela Fundação Ford e conta com apoio do Ministério da Cultura e da Secretaria Estadual de Cultura. O título da palestra de Oliván na Estação Cidadania é: “O desafio da cultura e da cidadania nas cidades médias: o caso de Zaragoza e a consolidação de um ecossistema inovador”.

“Penso que a experiência de Zaragoza traz elementos muito inspiradores para o que podemos fazer em Santos”, comenta Rodrigo Savazoni, coordenador do Tecnologias e Alternativas. Para ele, as duas cidades possuem características semelhantes. “Assim como Santos está próxima a São Paulo, Zaragoza fica no entrocamento entre Barcelona e Madri. Ambas são cidades de porte médio, que tiveram um histórico no passado de inovação, que veem seus talentos criativos migrarem para os grandes centros urbanos e que estão em busca de políticas inovadoras”.

Savazoni e Lia Rangel, coordenadora de comunicação do projeto, estiveram em Zaragoza conhecendo a experiência e destacam o fato de que ao articular gestores públicos e a iniciativa privada, o Zaragoza Activa conseguiu em 5 anos construir um ecossistema inovador que vem reposicionando internacionalmente a cidade como geradora de inteligência, inovação e tecnologias.

Uma das metodologias que vem sendo desenvolvida em Zaragoza para promover um espaço de colaboração e troca de ideias e projetos, o espaço público de trabalho coletivo La Colaboradora, recebeu o “Ouishare Awards”, premiação promovida pelo Ouishare Fest, a mais importante plataforma de economia colaborativa do mundo, que reúne projetos como o Airbnb e o Uber.

SERVIÇO
Palestra: “O desafio da cultura e da cidadania nas cidades médias: o caso de Zaragoza e a consolidação de um ecossistema inovador”.
Quem: Raul Oliván Cortés (ESP – Zaragoza)
Quando: Segunda-feira (30-11), às 18h30
Onde: Estação Cidadania de Santos (Av. Dona Ana Costa, 340 – Vila Matias, Santos)

LEIA TAMBÉM: