Servidores de Educação, Saúde e Assistência Social voltam ao trabalho | Boqnews
Foto: Sandra Santos

Greve em Santos

28 DE MARÇO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Servidores de Educação, Saúde e Assistência Social voltam ao trabalho

Acatando determinação judicial, categoria decidiu que 80% dos servidores da Educação, Saúde e Assistência Social voltem ao trabalho a partir desta terça.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Apesar de dividida, maioria acatou decisão que obriga que 80% dos servidores da Saúde (exceto PS e hospitais, em sua totalidade), Educação e Assistência Social voltem ao trabalho nesta terça

Apesar de dividida, maioria acatou decisão que obriga que 80% dos servidores da Saúde (exceto PS e hospitais, em sua totalidade), Educação e Assistência Social voltem ao trabalho nesta terça. Foto: Sandra Santos/Arquivo

Durante assembleia realizada na noite desta segunda-feira na AA dos Portuários, a maioria dos servidores decidiu acatar, temporariamente, a decisão do Tribunal de Justiça (TJ), que determinou o retorno dos funcionários municipais nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social.

Assim, a partir desta terça (28), servidores destes três pastas, que foram colocadas como prioritárias pela Justiça, deverão atuar em escala de 80% dos profissionais trabalhando e possibilitando aos demais profissionais permanecerem no movimento. Os funcionários das demais pastas poderão permanecer em greve, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores, Flávio Saraiva.

Uma nova manifestação está marcada para às 8 horas na Praça Mauá. Será o grande teste para saber qual o futuro do movimento, pois desta vez a categoria não será representada principalmente pelos profissionais da Educação, cuja secretaria foi paralisada em 70%, assim como na Assistência Social, com cerca de 60%.

Em vídeo gravado no final da assembleia, Saraiva informou que o sindicato já entrou com dois processos no Tribunal de Justiça para alterar a decisão, por se tratar “de um decisão absurda que rasga o direito à greve”.

Assim, 80% dos funcionários das unidades de saúde deverão trabalhar, assim como os profissionais da Educação e Assistência Social. A totalidade dos que atuam em PSs, creches e hospitais deverão retornar, seguindo a determinação judicial.

O sindicato informa que quem for das secretarias que precisam cumprir 80% devem comparecer nesta terça (28), a partir das 19 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos (Av. Ana Costa, 55, Vila Mathais)  para discutir como fazer a escala nos locais de trabalho.

“Esses servidores já devem, durante o dia, discutir com os colegas da unidade como fazer a escala para cumprir o decreto judicial e manter a greve ao mesmo tempo”, diz a nota.

Sem dinheiro

A greve, que completa 20 dias nesta terça (28), visa garantir a reposição salarial dos servidores e melhores condições de trabalho. Em assembleia realizada na quinta passada, a categoria decidiu reduzir o pedido para 7% retroativo a fevereiro, mesmo índice aplicado no aumento do IPTU para este ano.

A Prefeitura alega que a crise econômica afetou os cofres municipais e não tem condições de arcar com este reajuste. Oferece abonos sobre o salário-base nos meses de outubro e novembro, com incorporação apenas em dezembro, no percentual de 5,35%, mesmo índice da inflação entre março do ano passado e fevereiro último, além de reajuste pelo mesmo percentual do vale-alimentação e vale-refeição.

Em anúncio publicado em jornais, a Prefeitura esperava que a categoria retornasse ao trabalho já nesta segunda-feira em razão da decisão judicial. Como o sindicato só foi notificado na segunda, a greve fora mantida nos mesmos moldes até então.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.