5ª Homenagem a Saturnino de Brito | Boqnews

Opiniões

08 DE JULHO DE 2018

5ª Homenagem a Saturnino de Brito

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Dois dias para lembrar Saturnino de Brito

 

Uma grande homenagem a Saturnino de Brito será realizada na semana em que se comemora seu nascimento. Na próxima quinta-feira, dia 12, às 19 horas, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos – AEAS (Rua Artur Porchat de Assis, 47, Boqueirão) e o presidente da entidade, Rui Evangelista,  recebem convidados para evento que contará com a palestra “Saturnino de Brito – um homem à frente do seu tempo”, a cargo do pesquisador Edson Santana do Carmo; documentário “Os canais de Saturnino”, do cineasta santista Carlos Oliveira; e sessão de autógrafos do livro infantil “Cidade dos Canais”, da jornalista e escritora Madô Martins.

Engenheiro sanitarista, Saturnino de Brito (14/7/1864 – 10/3/1929) projetou os canais que até hoje existem em Santos, como parte importante tanto da prevenção da saúde da população quanto da memória afetiva da Cidade.

O palestrante Edson coordena as homenagens há cinco anos e, pela primeira vez, vai realizá-las na AEAS, casa profissional de Saturnino. Neste ano, uniu esforços com o cineasta Carlos e a escritora Madô, cujas obras têm a mesmo tema.

 

Sinopse

 

UM HOMEM À FRENTE DO SEU TEMPO

Resultado de uma pesquisa iniciada há cinco anos, este será o tema da palestra de Edson Santana do Carmo, que promete revelações inéditas sobre vida e obra do engenheiro sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, além de reverenciar a todos os que participaram do projeto, desde 2014.

 

OS CANAIS DE SATURNINO

Dirigido por Carlos Oliveira, 27 minutos, 2010. O filme narra a implantação dos canais de Santos, nas primeiras décadas do século XX, plano de saneamento pioneiro no Brasil, por incluir dois sistemas sem ligações entre si: um de esgotos e outro, de drenagem pluvial (canais abertos).

 

CIDADE DOS CANAIS

Uma garcinha conta para crianças a história e importância dos canais de Santos. Terceira obra infantil na carreira da escritora Madô Martins, é repleta de ilustrações, poemas, além de glossário e mapa estilizado, mostrando a localização dos principais canais. Editora Kazuá, R$ 40,00.

 

Tanto o filme quanto o livro não estão disponíveis on line ou nas livrarias, tendo divulgação pessoal dos autores.

 

DIA 14

 

No sábado, dia de nascimento de Saturnino de Brito, mais comemorações acontecerão junto à estátua do engenheiro sanitarista, no jardim da praia, entre Canal 1 e plataforma do Emissário Submarino, a partir das 10 horas, com a presença de autoridades, convidados e simpatizantes.

Na sequência, uma caminhada pela orla, até o monumento de Vicente de Carvalho, no Boqueirão, estará aberta a todos os interessados, com distribuição de bolas de gás coloridas.

.

https://www.facebook.com/events/614465868930297/

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.