Aguçando a criatividade | Boqnews

Opiniões

31 DE MARÇO DE 2017

Aguçando a criatividade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas”. A frase é de Albert Einstein, o mais célebre cientista do século 20. Tanto é verdade que suas grandes conquistas intelectuais e originalidade fizeram do seu nome sinônimo de gênio.

Essa frase serve bem como fonte de inspiração para as chamadas cidades criativas, conceito de pensar e reinventar uma cidade, que deixou de ser um desafio para urbanistas, economistas e outros pensadores urbanos, para se tornar uma necessidade e uma paixão de todos.

Cidades Criativas é o termo que define municípios ou espaços urbanos que preconizam a integração entre atividades culturais, sociais e de inovação, que, juntas, transformam-se numa indústria forte e geradora de renda.

Estímulo

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) fomentou este fenômeno ao criar a Rede das Cidades Criativas, a partir dos anos 1980, com o Programa “Creative Cities”. As cidades são de grande importância para o desenvolvimento das atividades econômicas e prosperidade de quaisquer nações.

Afinal, cada vez mais os municípios são vistos como espaços estendidos de trabalho, moradia, lazer, estudo e convívio. Se antes o modelo condomínio fechado simbolizava o desejo de muitos, o pensamento contemporâneo é romper muros e fronteiras.

O modelo de “Cidade Criativa” pode contribuir, decisivamente, para o desenvolvimento de diversas atividades, sejam elas turísticas, educacionais, esportivas. É a denominada “economia criativa”, modelos de gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento de indivíduos, gerando trabalho e renda. Assim, cooperam decisivamente para a sua sustentabilidade.

 

Realidade

Desde 2015, Santos está entre as oito cidades no mundo reconhecidas pela Unesco como Cidade Criativa, por exemplo, no campo do Cinema. As vilas criativas Mercado, Zona Noroeste, Morros e Caruara, superaram as 2.031 capacitações do ano passado. O crescimento da oferta de capacitações dirigidas à economia criativa se deve à volta dos cursos da construção civil, beleza, jardinagem, dentre outros.

A Vila Criativa Mercado, no bairro Vila Nova, responde por mil vagas, todas direcionadas à pessoas já assistidas pelos serviços sócio-assistenciais. São centenas de vagas em cursos de inclusão produtiva e de qualificação profissional, como barbeiro, manicure e cabeleireiro, dirigido a pessoas em situação de rua.

A Cidade pretende ampliar ainda o atendimento da Sala do Empreendedor Santista, com a redefinição das atividades consideradas de baixo risco, com foco ao estímulo da economia criativa.

Estimular a transformação da cidade a partir de seus cidadãos é o que, realmente, tornará nossas cidades mais justas e igualitárias.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.