Caminhos peregrinos | Boqnews

Opiniões

25 DE NOVEMBRO DE 2014

Caminhos peregrinos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Acaba de ser inaugurado no Brasil uma rota, digamos, uma espécie de “filial” do Caminho de Santiago de Compostela. O trajeto fica situado na região sul do país, mais precisamente, no município de Santo Antônio da Patrulha.

Localizado a 73 quilômetros da cidade de Porto Alegre, e próximo ao litoral norte gaúcho, o trecho, indicado por placas em toda sua extensão, possui variações de clima e solo, além de algumas dificuldades de trilhas, que lembram certas partes, encontradas por aqueles que percorrem o original. Algumas construções antigas e lindas vistas panorâmicas podem ser contempladas ao longo da caminhada, que pode levar cerca de 2 a 3 horas, dependendo do ritmo de cada pessoa. Vale dizer, que o caminho escolhido é bem semelhante ao de Santiago e serve apenas como um tipo de roteiro para quem deseja treinar, antes de ir à Compostela, que possui um total de 800 quilômetros.

O percurso foi criado pelo consulado espanhol no Brasil, em parceria com o Governo da Galícia, para comemorar os 800 anos de peregrinação de São Francisco de Assis a Santiago de Compostela, completados neste ano. Considerado Patrimônio da Humanidade, o caminho realizado há mais de dois séculos por milhares de peregrinos, e que atrai todos os anos viajantes de várias partes do mundo, é procurado principalmente por aqueles que seguem em busca de uma iluminação espiritual, algo maior, que talvez seja capaz de modificar suas vidas.

Outros turistas vão à Compostela por simples curiosidade ou aventura. Na verdade, apesar do caminho ser visto e conhecido como um roteiro espiritual e cultural, não importa a finalidade, o que vale registrar é que todas as pessoas, sem exceção, que completaram o percurso dizem voltar diferentes do que eram anteriormente, e que a paz é o principal regalo encontrado por lá.

Confira alguns caminhos de peregrinação famosos, que estão na lista do chamado Turismo Religioso.
– Fátima, em Portugal
– Assis, na Itália
– Basílica de São Pedro, no Vaticano
– Lourdes, na França
– Meca, na Arábia Saudita
– Muro das Lamentações, em Israel
– Círio de Nazaré, em Belém do Pará
– Aparecida, em São Paulo

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.