Classificação de café em Santos | Boqnews
Foto: José Adelson Curso de desgustação de café

Opiniões

30 DE JULHO DE 2017

Classificação de café em Santos

Por: admin

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Classificador de café na Associação Comercial de Santos

Dez japoneses participaram da nova edição do curso. Foto: José Adelson

O curso de Classificação e Degustação de Café de Santos chega a sua 64ª edição despertando interesse em pessoas de diferentes nacionalidades.

A Associação Comercial de Santos vem realizando o curso de degustação de café anualmente.

Nos meses de julho, japoneses que atuam em empresas relacionadas a indústria do café vem a Santos especialmente para o curso.

Fazem parte da turma deste ano um aluno de nacionalidade belga, um inglês e outro peruano, além de 10 japoneses e 10 brasileiros.

As aulas são ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador há mais de 50 anos, com a colaboração do classificador Onivaldo Ruas (Geléia), José Almeida, Pedro Pascoal e da tradutora e intérprete professora, Sayoko Nakai.

Colheita de café

Os estudantes visitaram uma fazenda de café para conhecer a colheita. Foto: Divulgação

Atividades na fazenda

Durante o curso os alunos visitaram a fazenda Vargem Grande, em Jacutinga, Minas Gerais, e foram recebidos pelos proprietários Adverval e Claudinei Contini, que passaram diversas informações sobre a fazenda que possui 60 mil pés de café plantados, dos tipos Mundo Novo (90%) e Catuai (10%).

Os alunos puderam assistir ainda a colheita manual que estava sendo feita por funcionários. Alguns participaram da abanação e uma aluna pode utilizar a mão mecânica.

Na sala de classificação e degustação de café ocorrem atividades práticas de classificação de grãos verdes e degustação realizadas diariamente até o final do curso.

Oriundos de uma nação acostumada a exportar tecnologia e modernidade pelo mundo, os alunos japoneses que fazem o curso junto aos demais, aprimoram seus conhecimentos sobre os grãos além de descobrirem os segredos daquele que já foi o produto mais exportado pelo Brasil.

Parabéns, Japão!
Parabéns, Brasil!

Curso de desgustação de café

Jovens do Brasil, Japão, Bélgica, Peru e Inglaterra participaram do curso. Foto: José Adelson

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.