Como apresentar um cão a um gato? | Boqnews

Opiniões

22 DE JUNHO DE 2017

Como apresentar um cão a um gato?

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Está cada vez mais comum ver casas em que cães e gatos convivem, mas nem sempre essa convivência é agradável, o que causa muito estresse aos pets e aos tutores, além de poder machucar seriamente ambos os animais.

Isso é especialmente ruim aos bichanos, que são extremamente sensíveis e podem até ficar doentes por causa desse estresse. Então, o que fazer para garantir uma vida segura e tranquila?

A aproximação dos pets deve ser gradual e feita com muito cuidado. O primeiro passo é acostumar o gato à caixa de transporte para que ele se sinta confortável mesmo com a porta fechada. Para isso, dê petiscos a ele dentro da caixinha e a deixe disponível para ele dormir e brincar.

Quando ele já estiver confortável neste local, com o cão na guia, comece o treinamento com uma distância segura, em que nenhum dos animais demonstre interesse pelo outro. Lembre-se de ir recompensando eles com petiscos. Vá aproximando o cão da caixa de transporte aos poucos, e recompense os dois a cada passo. Caso um deles demonstre um comportamento diferente, como o cão ficar mais excitado ou o gato parar de comer o petisco, volte alguns passos e recomece.

Quando conseguir chegar bem próximo à caixa de transporte, deixe que eles se cheirem e vejam como reagem. Se estiverem tranquilos na presença do outro, abra a caixinha para que o gato possa sair se quiser, mas mantenha o cão na guia. Se o cão tentar brincar de forma mais bruta, vale usar um inibidor, de preferência um borrifador com água. Evite usar qualquer inibidor que faça barulho, pois pode assustar o gato.

Repetindo esses passos com frequência, o cão começará a entender que é recompensado ao se aproximar de forma tranquila e inibido quando tenta algo mais bruto.

Algo que também ajuda muito é trocar cheiros: coloque um paninho com o cheiro do gato embaixo do comedor do cão e vice-versa. Se o gato não comer, retire o pano e vá aproximando com calma até que ele volte a comer.

Há casos em que um ou o outro podem não aceitar essa aproximação ou se estressarem com alguma interação mais próxima. Nesse caso, é importante que o gato tenha o seu espaço com água, comida, brinquedos e caixa de areia, reservado, ou seja, um local que o cão não tenha acesso, assim ele ficará mais tranquilo.

Lembre-se de consultar um especialista em comportamento animal para auxiliar com as etapas e a aproximação, melhorando as chances de tornar os dois grandes amigos!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.