Existe a andropausa? | Boqnews

Opiniões

09 DE AGOSTO DE 2017

Existe a andropausa?

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Poucas pessoas sabem que os homens, assim como as mulheres, podem também sofrer alterações metabólicas decorrentes da idade principalmente pelo déficit no hormônio masculino a testosterona.
Essa fase da vida masculina é chamada de Andropausa ou Hipogonadismo masculino. Sabe-se hoje que cerca de 50% dos homens com idade superior a 50 anos apresentam queda nos níveis de testosterona quando comparados com os níveis encontrados nos jovens, sendo que na faixa dos 60 a 69 anos o número de homens com baixos níveis de testosterona sobe para mais de 60%.

O que é andropausa?

Os níveis de testosterona diminuem progressivamente à medida que o homem envelhece. Ela começa a cair a partir dos 30 anos no homem e calcula-se que há uma queda de 15% a cada década e que aos 50 anos temos em torno de 70% dos hormônios que se tem com 30 anos e com 70 anos somente 40%.
Entretanto, ao contrário da menopausa a diminuição de testosterona não põe fim ao ciclo reprodutivo masculino. Existe uma cascata hormonal que deve ser analisada. Portanto, a andropausa não traz o fim da fertilidade para o homem.

Contudo este período pode ocasionar vários sintomas incômodos e que serão tratados aqui. Mas vale lembrar que muitas vezes esses sintomas não são observados tão facilmente porque são mais sutis que nas mulheres.

Os sintomas da andropausa masculina podem começar a aparecer por volta dos 30 anos e se intensificar após os 50 anos.

Os sintomas da andropausa

O desejo sexual já não é mais o mesmo de antes, a qualidade da ereção do pênis torna-se insatisfatória, sua vida sexual passa também a refletir na sua disposição mental e para o trabalho. O déficit de testosterona no cérebro leva-o a constantes episódios depressivos e sua vitalidade a cada dia se reduz.

Veja a seguir alguns dos possíveis sintomas da andropausa:
– Impotência sexual
– Ejaculação precoce
– Perda de memória e dificuldade de concentração
– Nervosismo
– Insônia
– Prostração e preguiça ( A vida já não tem a mesma motivação de antes)
– Queda da libido (apetite sexual)
– Perda de cabelo
– Diminuição da massa muscular
– Alterações no humor
– Doenças cardiovasculares
– Osteoporose
O diagnóstico da andropausa

O diagnóstico da andropausa é feito pela história clínica (diminuição na vitalidade, tendência a depressão, mudança no humor e na disposição, distúrbios do sono, dificuldade para se concentrar, prostração e preguiça), pelo exame físico (rarefação dos pelos pubianos, diminuição do volume e da consistência testicular), por exames de sangue e hoje pelo que há de mais moderno e seguro para o tratamento e imprescindível para a reposição que é a avaliação pelo exame de Saliva que nos dá o valor do hormônio livre real.
Andropausa: existe tratamento?

A Andropausa pode e deve ser tratada e o homem que faz o tratamento volta a ter a energia, força física, mental e vida sexual completamente normal, o homem melhora o humor, acaba a irritabilidade, a depressão e volta a sentir vontade de ser novamente produtivo no seu trabalho e na sociedade.

Os tratamentos propostos atualmente incluem a estimulação da secreção hormonal pelo próprio corpo , mudança do estilo de vida, nutrição adequada e o que há de mais moderno e seguro que é a Adequação Hormonal com hormônios semelhantes, que são hormônios com moléculas idênticas ao produzido pelo organismo, isso sendo possível pela engenharia genética e portanto um tratamento seguro e com resultados fantásticos voltando a uma vida normal com vitalidade.Na adequação hormonal nós afinamos os instrumentos para a orquestra funcionar. Entretanto a orientação do médico é indispensável, pois o paciente será submetido a vários exames, para que se tenha uma visão geral do organismo e para que se possam verificar as concentrações dos níveis dos hormônios sexuais. Lembrando que a Testosterona é também um hormônio sexual, mas não é só isso, ela tem mais de 200 funções no nosso organismo
Hoje a adequação hormonal é segura, desde que feita com critérios e por médicos treinados, trazendo de volta a vida social e sexual tanto para os homens como para as mulheres .
Para maiores informações: www.clinicamauriciofreire.com.br
Para agendar a sua avaliação ligue: Limeira – SP (19) 3442-6687 / 3441-1395
Santos – SP (13) 2138-4059

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.