Expandindo a consciência  | Boqnews

Opiniões

06 DE FEVEREIRO DE 2017

Expandindo a consciência 

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Sergio Carlos Covello, FRC   

 A consciência é o poder da mente de perceber o mundo exterior e o mundo interior. No ser humano, além da consciência individual egóica, mais ligada ao corpo,  existe a consciência universal ou cósmica, que consiste num estado culminante de percepção, que só poucas pessoas atingem, embora todas tenham a capacidade de alcançá-la. Os homens que conseguem desenvolver essa consciência são chamados de iluminados ou despertos, porque seus olhos espirituais se abrem para a sua realidade superior.

Em fins do século 19, o psiquiatra canadense Richard Maurice Bucke dedicou-se ao estudo dessa forma superior de percepção, após ter ele próprio passado por uma experiência de êxtase, à semelhança dos grandes místicos. Após uma noite com amigos recordando poesias de autores prediletos, Bucke sentiu-se subitamente envolto numa nuvem avermelhada, mas logo verificou  que a luz estava em seu interior; foi tomado por um sentimento de júbilo, de imensa felicidade, seguido de uma iluminação intelectual que deixou em seu coração uma sensação de bem-aventurança, “um gosto de Céu”.

Com a mente expandida, Bucke passou a interessar-se pela natureza mística do homem e a divulgar a sua experiência entre seus colegas da Associação Americana de Medicina Psicológica e da Associação Médica Britânica, sustentando a tese de que a consciência cósmica estava relacionada com a evolução mental da humanidade.

Em 1898, escreveu o livro Consciência Cósmica (hoje publicado pela Ordem Rosacruz, AMORC) no qual expôs sua experiência e teorizou a respeito desse novo tipo de consciência, estudando algumas pessoas que a haviam atingido: Buda, Cristo, Paulo de Tarso, Maomé, Dante, São João da Cruz, Francis Bacon, William Blake, Walt Whitman, Edward Carpenter etc.

Em seus estudos, Bucke concluiu que o homem é iluminado por natureza, mas nem sempre a iluminação aflora espontaneamente na personalidade. Não se trata de algo sobrenatural, mas de uma propriedade natural da mente.


Propósito da Antiga e Mística Ordem Rosacruz – AMORC :

A Ordem Rosacruz, AMORC, é uma Organização místico-filosófica mundial, não-religiosa, não-lucrativa, cultural, educacional e apolítica, destinada ao autoaperfeiçoamento do ser humano, visando o despertar de seus poderes interiores, para uma vida mais plena e integral, em paz e harmonia.

A Ordem conserva um conjunto de técnicas milenares, mas sempre atualizadas, comprovadas pelo tempo e capazes de promover este despertar.

A AMORC integra em seu quadro pessoas de todas as raças, idades, posições sociais e sexos, em clima de perfeita liberdade de pensamento. Guiar o ser humano rumo à sua própria liberdade interior, na comunhão consciente com o Universo, por meio do autoconhecimento, é a meta da AMORC.

Você está convidado a participar de nossa exploração das leis universais que regem a humanidade e o universo.

Conheça mais sobre a AMORC!

Serviço:
Ordem Rosacruz, AMORC – Site: www.amorc.org.br (em Início, clique em O Domínio da Vida ou Câmara Externa e conheça mais sobre a Ordem Rosacruz. Você pode até experimentar os estudos)
E-mail: [email protected].

LCB

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.