Itália – Piemonte | Boqnews

Opiniões

26 DE MAIO DE 2018

Itália – Piemonte

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos,  26  de  maio   de  2018.

.

Bom dia,

Ao caminhar pelas 20 Regiões da Itália, conheceremos detalhes da terra de grandes navegadores.

Hoje nós iremos falar da Região do Piemonte.

As 20 regiões italianas estão situadas da seguinte forma:

Noroeste:

Liguria;

                    Lombardia;

Piemonte;

Vale de Aosta ( Valle d’Aosta).

Nordeste:

Emilia-Romanha;

Friuli-Veneza;

Trentino-Alto Ádige;

Vêneto.

Centro:

Marche;

Toscana;

Úmbria;

Lácio;

Abruzzo.

Sul:

Campânia;

Basilicata;

Puglia;

Molise;

Calábria;

Sicilia;

Sardenha.

.

No dia de hoje vamos falar sobre o Piemonte:

.

Piemonte é uma região situada no norte da Itália, com 4,3 millhões de habitantes e 25 400 quilômetros quadrados, cuja capital é Turim.

Tem limites a oeste com a França (região Ródano-Alpes e Provença-Alpes-Costa Azzurra), a noroeste com o Valle d’Aosta, a norte com a Suíça (cantões Valais e Ticino), a leste com a Lombardia, a sudeste com a Emília-Romanha e a sul com a Ligúria.

Os grandes passos dos Alpes, o doce perfil das colinas, a vasta planície, fazem desta região um extraordinário lugar de encontro de história, tradições, indústria.
A região abrange a espetacular cordilheira dos Alpes ocidentais – com os maciços do Monte Bianco, Monte Rosa e Monte Cervino -, a parte inicial da extensa planície do rio Pó e seus afluentes, e um amplo arco que, seguindo de Cuneo para Turim e Novara, delimita uma esplêndida área de colinas: os Langhe e o Monferrato.

Numerosas são as bacias lacustres, muitas delas de origem glacial, as mais extensas das quais são as do Lago Maggiore, na divisa com a Lombardia, e o Lago de Orta, na província de Novara.

O Piemonte é terra de tradições camponesas, com arrozais a perder de vista na planície, ao passo que as encostas das colinas são plantadas com vinhedos, e as montanhas, cobertas de bosques, oferecem ricos pastos.
Como sempre, os caprichos da geografia ditaram aqui também o desenvolvimento da região, compreendendo-se assim por que as áreas na planície gozaram de ininterrupto progresso, enquanto os vales nas colinas e nas montanhas, por mais isolados, permaneceram alheios e fortemente apegados às suas tradições.

O fato da potência de Roma ter conseguido penetrar também nesses íngremes vales, é atestado por vários restos arqueológicos, mormente em cidades como Turim e Susa.

Porém, o primeiro grande período de urbanização ocorreu na Idade Média. Dessa época, o Piemonte guarda uma extraordinária variedade de exemplos: dos “ricetti” – recintos fortificados usados como defesa contra as incursões Candelo e muitos outros) encontrados só nesta região -, a centros antigos, alguns muito conhecidos, como Avigliana, outros de menor importância mas, mesmo assim, significativos, como Ceva, Visone, Carmagnola, Cuorgnè, caracterizados por moradias com pórticos baixos, e construções simples, às vezes toscas.

.

Esta região é composta pelas seguintes províncias:

.

  • Alessandria
  • Asti
  • Biella
  • Cuneo
  • Novara
  • Turim
  • Verbano-Cusio-Ossola.

.

Fonte: viagemitalia . com

societaitaliana. org. br/ site/ caracteristicas-das-regioes-da-italia-lombardia/

.

#.#

Esc77

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.