Lugar ao sol | Boqnews

Opiniões

16 DE JANEIRO DE 2017

Lugar ao sol

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“As ondas vinham beijar a praia; O sol brilhava de tanta emoção; Um rosto lindo como o verão; E um beijo aconteceu”.
O saudoso cantor e compositor Renato Russo, assim como outros artistas, já entoaram lindos versos como esses, cujo tema tenha sido o verão, a estação mais atraente do ano e que sempre marca a vida de muitas pessoas.

Isso porque, muitos associam esta temporada com lindas histórias de viagens, amizades e grandes amores de adolescência, que ficaram em suas memórias. O verão, portanto, está aí e você deve estar morrendo de vontade de viajar, curtir o calor e sentir a brisa fresca de fim de tarde.

Mas, antes de arrumar as malas e aproveitar as férias de verão é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com a sua saúde, evitando transtornos comuns nesta época do ano, como problemas alimentares, exposição excessiva ao sol e mudanças climáticas bruscas.

Cuidados
Na alimentação, a dica é evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas em excesso. Independente da idade, a preferência deve ser por um cardápio leve, incluindo frutas, verduras e legumes. Outra preocupação é o clima, pois o verão do Brasil costuma chover muito e aumenta a ocorrência de problemas urbanos.

Erosões, alagamentos e deslizamentos de encostas acontecem quase sempre nessa época do ano, causando prejuízos materiais e até perda de vidas. E para quem mora em áreas de morros é importante ficar atento às pequenas pedras que começam a cair de encostas, a água da chuva escoando em abundância e quando rachaduras começarem a surgir nas casas.

Outro cuidado a se tomar é com relação às tempestades tropicais, evitando sair de casa no momento de ação delas. Pelo menos 3.189 raios foram registrados nas cidades da Baixada Santista durante uma tempestade no primeiro dia de 2017. Um deles vitimou uma turista que caminhava na Praia do Sonho, em Itanhaém.

Expectativa
Apesar de vivermos uma crise econômica sem precedentes, ela parece não ter afetado o turismo na mesma proporção que outras áreas da economia brasileira. O setor caminha na contramão da crise e já responde por pouco mais de 3.5% do Produto Interno Bruto.

É que viajar para o Brasil está barato para os estrangeiros e até para os brasileiros, se os custos são comparados com as viagens para o exterior. Segundo o Ministério do Turismo, espera-se que 2,4 milhões de turistas de outros países desembarquem nos principais destinos nacionais, um incremento de 11% quando comparado com o último verão.

Entre os destinos que receberão maior número de turistas brasileiros estão São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Cabo Frio, Balneário Camboriú, e Recife. A expectativa é que esses turistas movimentem R$ 100 bilhões no Brasil, consolidando o turismo como um dos segmentos mais resistentes da economia. O sol nasceu pra todos, e o verão também, então, aproveitem!!!

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.