Não se pode ficar doente I | Boqnews

Opiniões

23 DE JUNHO DE 2017

Não se pode ficar doente I

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Levantamento realizado pelo escritório R. Amaral Associados revela que a despesa regional dos nove municípios da Baixada Santista com a saúde teve queda real de 7,88% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Não se pode ficar doente II
Em números, foram R$ 38,4 milhões a menos na chamada Função Saúde, que engloba despesas correntes e também investimentos. O maior impacto ocorreu em Cubatão, em razão do fechamento do Hospital Municipal, fato que acabou reverberando nos municípios vizinhos.

Não se pode ficar doente III
Como reflexo, a região registrou a expressiva queda de 4.357 vagas para internações hospitalares, o equivalente a perda de 1,5 vaga por hora durante este período. Isso significa maiores dificuldades para o cidadão conseguir um leito, incluindo as UTIs. Não bastasse, a Baixada Santista já é a região paulista com a menor oferta de vagas hospitalares para a população.

União política
Por isso, é importante o encontro que o prefeito de Praia Grande e presidente do Condesb, Alberto Mourão, marcou para buscar apoio de vereadores e prefeitos da Baixada e debater o assunto de forma mais profunda. Na quinta (29), às 10 horas, no Palácio das Artes, Mourão vai apresentar o estudo denominado Radiografia da Saúde na Região. O objetivo é unir os políticos e especialistas para a defesa desta causa e pressionar os governos do Estado e Federal por mais recursos.

Números díspares
Para se ter ideia, enquanto a região tem 4% de população e de eleitores, recebe apenas 1% das verbas destinadas pelo governo paulista para o setor, mesmo levando em consideração a temporada de verão, quando a população que vem ao litoral se multiplica.

Férias
Já o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) não comparecerá por estar em Portugal até domingo participando de um Fórum Econômico onde mostra a potencilidade da Cidade a empresários. Depois, em férias, curtirá o verão europeu, retornando em 9 de julho. Seu vice, Sandoval Soares (PSDB) assume o cargo.

Sinais de fumaça
São fortes os sinais de que um vereador, hoje ocupando cargo no primeiro escalão da Administração, anda irritado. Pode voltar ao Legislativo a partir de agosto.

Amigos, por enquanto I
Depois de muita pressão e a promessa de cancelamento das inscrições das mais de 700 filiações ao PSB nos últimos dias, o presidente do partido, vereador Benedito Furtado, congelou, por enquanto, a possibilidade da agremiação ir para a oposição.

Amigos, por enquanto II
Mas, Furtado continua desconfiado dos vários dedos de membros da Administração, especialmente de dentro da Cohab, que influenciaram nesta tentativa de ingerência no diretório santista na eleição local marcada para agosto.

Troca de assessores
Nova troca-troca entre assessores de diretoria na CET ligados a vereadores (hoje são 20 mantidos pela empresa) ainda vai ter consequências políticas…

Abrindo mão I
Sem dinheiro, a Prefeitura de Santos abriu mão da desapropriação de mais uma área para a construção de unidade municipal. Trata-se de um terreno de 5.477 m2 localizado no Jabaquara, junto ao túnel Rubens Ferreira Martins, onde funcionara uma unidade da extinta Telesp.

Abrindo mão II
É a segunda área a qual a Prefeitura revoga para fins de desapropriação para o mesmo fim. A anterior era formada por dois prédios e uma casa localizada no Paquetá, bairro com elevada concentração de cortiços.

 

Quem responde?

Quais…
motivos levaram os vereadores a adiar para agosto o projeto do Executivo para diminuir de 20% para 10% o percentual de incorporação aos servidores?

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.