Qual a finalidade de um currículo? | Boqnews

Opiniões

05 DE DEZEMBRO DE 2016

Qual a finalidade de um currículo?

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

Olá!

Parece uma pergunta estranha, não é?

Pode parecer óbvio que todos saibam para quê serve de verdade um currículo, mas não é! Pois nem todo profissional sabe realmente qual a finalidade e importância de um currículo.

No texto do início de novembro, a coluna Além do RH trouxe algumas dicas de como elaborar um currículo eficiente e de lá para cá, alguns profissionais me contataram para me perguntar qual a verdadeira finalidade de um currículo, haja vista que para elaborar um currículo eficiente existem uma série de requisitos para que se possa conquistar uma entrevista de emprego.

Para esclarecer essa dúvida, vamos deixar o currículo de lado um pouquinho e fazer um paralelo com o Marketing refletindo sobre a seguinte questão:

Você compraria um produto com uma embalagem mal feita, sem informações importantes, com aspecto de desleixo, sem critério e sem cuidado e sem nenhum atrativo sobre o produto que essa embalagem contém?

Uma das mais eficazes ferramentas de marketing  é o desenvolvimento da embalagem do produto, afinal de contas essa é a principal conexão entre a marca e o produto e o seu consumidor final. Seu design agrega valor ao produto e se a embalagem não for funcional, atrativa e informativa, a chance do cliente não percebê-lo é grande, pois através de uma embalagem atrativa o cliente se interessará em “adquirir” o produto.

Obviamente que, existem outros requisitos que os consumidores levam em consideração na hora de decidirem pelo produto, tais como: composição, tabela de valores nutricionais em caso de alimentos, conteúdo, força da marca e informações valiosas de acordo com o segmento do produto. Uma embalagem com design atrativo, com informações valiosas e verdadeiras são capazes de atrair o consumidor.

Voltando a falar sobre o currículo, quando refletimos sobre o mercado de trabalho, quem é o produto? E quem é a embalagem?

Se você respondeu que o produto é o profissional e a embalagem é o currículo, acertou!

O profissional é similar a um produto, já que oferece ao mercado de trabalho sua qualidade, seu valor agregado e suas competências a fim de conquistarem uma vaga de trabalho e poderem exercer suas funções profissionais e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. E para se colocarem neste mercado de trabalho, necessitam de uma embalagem atrativa, informativa e verdadeira, que deverá refletir através de um design adequado, de informações importantes e de forma funcional, toda a competência e a trajetória laboral e acadêmica do profissional.

Diante desse paralelo, fica claro que o currículo é a principal ferramenta de marketing dos profissionais no mercado de trabalho, nas quais as finalidades de um currículo são:

– Gerar entrevistas

Seu currículo será o documento enviado às empresas através dos e-mails, atendendo a anúncios, através de sites de recolocação, através do site institucional, através dos headhunters, através de seus amigos e pela sua rede de networking. Portanto, entendemos que, sempre será o seu currículo que chegará à empresa e nunca você pessoalmente. Você somente terá a oportunidade de ir à empresa se o selecionador tiver o interesse de conhecê-lo melhor, por isso sempre repito que o currículo deve ser atrativo, verdadeiro e bem elaborado para que se tenha a chance de oportunizar uma entrevista.

– Comunicar seu objetivo profissional

O currículo deve claramente apontar o objetivo profissional do profissional, isso é extremamente importante pois oferece ao selecionador subsídios para avaliar seu currículo e analisar sua trajetória profissional. Se o candidato não tem um objetivo profissional estabelecido, como acredita ser útil para as empresas?

– Mostrar ao selecionador que você está apto a exercer a posição

Suas qualificações, realizações e trajetória profissionais devem estar expostas de maneira verdadeira, clara, objetiva e de forma que demonstrem ao selecionador que você possui experiência, competências, habilidades, pode oferecer contribuições para o crescimento da empresa e que, portanto, está apto a exercer a posição disponibilizada pela empresa.

– Demonstrar cuidado, atenção e organização

Um profissional que apresenta essas características no seu currículo demonstra que poderá ter esse mesmo respeito e cuidado ao exercer suas responsabilidades na empresa.

– Servir de roteiro para a entrevista

Se o currículo for um documento bem elaborado e atrativo, ele será importante ao selecionador que terá em mão um roteiro exato para que seja elaborada a entrevista e sejam feitas as perguntas sobre sua trajetória e realizações profissionais, suas qualificações e formação acadêmica.

E ai? Compreendeu a importância e finalidade de uma boa embalagem? 
As empresas de marketing fazem pesquisas, elaboram várias versões das embalagens até chegarem na versão final, mas se mantém vigilantes quanto à aceitação do consumidor para verificar se agradam seu público-alvo.

Com o currículo não deve ser diferente!

Não trate seu currículo como uma mera embalagem, trate-o como uma fotografia positiva da sua carreira profissional, ou seja, a melhor embalagem de todas! Portanto, analise seu currículo e saiba se sua embalagem está sendo aceita de maneira positiva pelo seu público-alvo, que são as empresas através de seus selecionadores.

AGORA QUE VOCÊ COMPREENDE PARA QUE SERVE UM CURRÍCULO, CUIDE BEM DO SEU!

Bom, por hoje é isso!
Abraço, sucesso e até a próxima!

Simoni Aquino
Gestora de Pessoas e Pedagoga Corporativa.
www.alemdorh.blogspot.com
www.simoniaquino.com.br

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.