Porto de Santos na rota do tráfico | Boqnews

Opiniões

14 DE JANEIRO DE 2017

Porto de Santos na rota do tráfico

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Rota do tráfico I
Reportagem divulgada pela TV Band revela uma triste faceta relacionada ao Porto de Santos, que se tornou o maior exportador de cocaína do mundo. Estima-se que 80% da droga que chega à Europa sai do cais santista.

Rota do tráfico II
Para se ter ideia do crescimento no volume do tráfico de drogas, em 2015 foi apreendida cerca de 1 tonelada de cocaína acondicionadas em malotes escondidos em contêineres. No ano passado, o total chegou a preocupantes 10,6 toneladas. Na última semana, 400 quilos foram descobertos, a primeira apreensão em 2017.

Rota do tráfico III
A droga é produzida na Colômbia, Peru e Bolívia e entra no Brasil pelas fronteiras. Assim, parte do material encaminhado é usado para consumo interno no País e a grande maioria da droga segue para o cais santista. A vulnerabilidade da cadeia logística que envolve os mais variados agentes públicos e privados até chegar ao cais facilita a saída do entorpecente rumo, especialmente, aos países europeus.

Rota do tráfico IV
O trabalho da Polícia Federal e da Receita Federal é como encontrar uma agulha no palheiro. Afinal, diariamente, são movimentados no Porto de Santos 6.500 contêineres – um a cada 15 segundos. Os órgãos calculam que apenas um em cada dez carregamentos com drogas acabam apreendidos, ou seja, o prejuízo com a perda de uma carga já está embutido na facilidade com que a maior parte consegue ser embarcada.

Triste realidade
Não é de hoje que um tema tabu reina entre empresários do setor ligados ao setor de tráfego de cargas no Porto. Nos bastidores, alguns comentam, sob anonimato, a preocupação do crescimento do envolvimento do crime organizado em segmentos desta cadeia logística. Enfim, ao que parece, a suspeita vem ganhando força sem que nada seja feito para estancar este risco.

Tô nem aí…
Enquanto o problema cresce de forma preocupante, o Governo Federal está preocupando em promover novas mudanças na diretoria do Porto santista. Na bolsa de apostas, apenas o atual presidente, Alex Oliva, permanecerá no cargo. Membros do PMDB, PSD e PSB devem dividir as cotas nas diretorias da estatal.

Freio na licitação
Atual responsável pelo sistema de transporte seletivo em Santos, a Guaiúba Transportes teve o pedido acatado pelo Tribunal de Contas alegando possíveis irregularidades na nova concorrência pública sobre o serviço, cuja abertura ocorreria na última quarta (11). O órgão alegou que parte dos apontamentos da empresa era procedente e pediu a suspensão da concorrência, o que foi feito.

Tentando justificar
Até segunda (16), a CET enviará o relatório à Justiça para justificar o aumento da tarifa do transporte coletivo, em vigor desde a última semana. A empresa alega queda no volume de passageiros de 6%, um dos motivos do reajuste.

De volta ao turismo
Ex-secretária de Turismo na gestão Papa, a jornalista Wânia Seixas volta à pasta, agora como secretária-adjunta.

Unidos pela Cadeia Velha
Apesar das promessas que o espaço seria destinado à área cultural e após investimentos estaduais de R$ 11 milhões, a polêmica sobre o destinação da Cadeia Velha, que agora sediará a Agem – Agência Metropolitana e o Projeto Guri – provocou a ira dos agentes e promotores culturais, que prometem se mobilizar para alterar este cenário.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.