Santos, linda demais | Boqnews

Opiniões

01 DE SETEMBRO DE 2015

Santos, linda demais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“Santos poema, jardins pelas praias
Cidade e porto de mar
Tens a magia de barcos estranhos
Na barra esperando adentrar
Morros, varandas alegres
Suspensas no arvoredo
Santos das ruas antigas
À beira do cais que escondem segredos”

A primeira parte da Santos Poema, o hino oficial da Cidade de Santos, já diz tudo. Composto pelos irmãos Ernesto e Antonio Bruno Zwarg, o hino exalta as belezas da terra de Brás Cubas, os jardins da praia e o porto, onde a Cidade nasceu de fato e é a referência do santista com o mar, que ele sempre admirou intensamente.

Santos é belíssima e envolta por muitas peculiaridades. Embora sendo um Município histórico, ele se desenvolve a cada dia, estando entre as melhores cidades para se viver e uma das mais atraentes para investimentos diversos. Ou seja, a nossa terra consegue combinar infraestrutura e bem estar, tornando-se um ambiente excelente para morar e trabalhar, de forma tranquila.

Privilégio
Não é surpresa, portanto, que é considerado um dos municípios brasileiros de melhor qualidade de vida, sendo sede de uma Região Metropolitana com mais de 1,6 milhões de habitantes. Essa condição de protagonista, exige, porém, desafios aos gestores municipais fazendo com que ela se desenvolva, sem perder a característica de “cidade do litoral”, inclusive preservando suas origens e hábitos.

Aliás, os costumes dos santistas perduram há séculos. Passear e correr no calçadão da praia, andar de bike nas várias ciclovias, tomar água de coco nos quiosques, apreciando o mar infinito e a bela Baía de Santos. Além disso, pode-se apreciar o charme da arquitetura dos anos 50 e 60 dos antigos edifícios e os mais belos jardins à beira mar do mundo, que serão sempre atrações da Cidade.

Santos é tão privilegiada pela natureza, que permite sua reinvenção a cada dia, garantindo uma vida plena e divertimento aos seus habitantes, que podem realizar várias atividades ao ar livre e de graça. Assim, o santista, somente na praia, tem a possibilidade de praticar ginástica, surfe (berço do esporte no País), aulas de dança, stand-up, canoagem, slackline, dentre outras.

Progesso
Isso sem falar no Centro Histórico de Santos, sempre em constante evolução, com o incremento de mais equipamentos públicos, turísticos e culturais (Museu Pelé e Cadeia Velha, em fase final de reforma), também gastronômicos (bares e restaurantes) e imobiliários (habitação e negócios), que dão impulso à região. O VLT, transporte rápido por trens, promete igualmente levar progresso a vários bairros de Santos, sem agredir repentinamente tais locais.

É gratificante poder testemunhar que nos últimos anos a Cidade de Santos está se transformando, mas mantendo suas tradições e particularidades. Seu hino encerra com a declaração de que Santos é linda demais, uma frase que ainda sairá da boca dos santistas e turistas por muitos séculos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.