Tempo de despertar | Boqnews
Foto: Isabela Carrari/PMS

Opiniões

26 DE JANEIRO DE 2018

Tempo de despertar

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“Depois da tempestade vem a bonança”.

O ditado popular pode até não ser o incentivo mais apropriado para todos os ramos empresariais nesses tempos difíceis de nossa economia, mas tem servido como uma espécie de mantra para muitos outros, especialmente as pequenas e microempresas.

Com a retração econômica e falta de investimentos internacionais, grandes empresas no país tem apontado queda acentuada nas vendas.

Diante desse cenário, pode-se concluir que não vivemos um período muito animador para o pequeno e médio empresário, certo?

Não é bem isso que acontece.

Assim como muitas grandes empresas estão tendo dificuldades em manter-se de pé, outras têm conseguido crescer.

Com o desemprego batendo à porta, muitos brasileiros arregaçaram as mangas e foram buscar um lugar ao sol, demonstrando que, ao contrário do que muita gente pensa, durante os períodos de adversidades econômicas surgem ótimas oportunidades de negócios.

 

Alicerce

Apesar do momento ruim, são as micro e pequenas empresas que continuam garantindo empregos no País, além de serem as que mais resistem às demissões, em razão de terem poucos funcionários.

E o segmento tende a aumentar, agora com as inovações por meio da economia criativa e da tecnologia.

O sonho de ter nosso próprio negócio está mais vivo do que nunca, mas é preciso ter cautela e identificar a oportunidade concreta de empreender. O que vai garantir o crescimento de um novo negócio não é a época em que ele foi criado, mas sim o conhecimento e o planejamento realizado antes da abertura da empresa.

Criada para integrar em um só espaço diversos serviços aos empresários, a Sala do Empreendedor Santista passou, recentemente a atender mais de 600 tipos de atividades de baixo risco no Município.

O objetivo é movimentar a economia santista e permitir que mais empresas sejam abertas com maior agilidade, desburocratizando a máquina pública, facilitando a abertura de negócios, a criação de empregos e o desenvolvimento econômico da Cidade.

A Sala do Empreendedor funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h
Foto: PMS/Secor/Isabela Carrari

Referência

O processo de retomada da economia do município de Santos começa a dar sinais de caminhada firme e começa a tomar rumo próprio.

Isso porque o número de Micro Empreendedores Individuais (MEI) cresceu 142% nos últimos cinco anos na Baixada Santista, de 34.401 para 83.291, segundo dados da consultoria Urban Systems.

Santos foi a que mais ganhou MEI’s, com 2.963 formalizações.

Das 100 melhores cidades do país para fazer negócios, 37 ficam no estado de São Paulo. Santos fica atrás de São Paulo (líder), São Caetano do Sul (4º lugar) e Barueri (5º).

De acordo com o Sebrae, as áreas com mais negócios formalizados na cidade foram as de cabeleireiro, manicure, pedicure, barbeiro e comerciantes de artigo de vestuário..

Perder o emprego, sair da informalidade ou buscar seu próprio negócio pode ser uma grande frustração e um grande desafio ao mesmo tempo para muitos.

Mas se o futuro empreendedor perceber a realidade e avaliar os caminhos com bom planejamento, colherá bons frutos.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.