Turismo colaborativo | Boqnews

Opiniões

24 DE JUNHO DE 2015

Turismo colaborativo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma nova tendência vem se estabelecendo no terreno do mercado mundial de viagens – trata-se do Turismo Colaborativo. Muito comum na Europa e EUA, a prática também vem ganhando espaço por aqui nos últimos meses.

A ideia é que o viajante vire uma espécie de prestador de serviço em troca de hospedagem, alimentação e até passeios em hotéis e resorts brasileiros.

O custo benefício para os adeptos vai além da experiência, e resume-se principalmente na economia dos gastos com a viagem. Já para os empresários, a agilidade nos serviços prestados é a maior vantagem, pois ganham tempo e dinheiro, evitando a burocracia na contratação de um profissional especializado, que por diversas vezes não possui disponibilidade para atendimento e acabam cobrando mais caro.
Pintar, capinar, cozinhar, entre outros pequenos serviços estão na lista de trabalhos que podem ser executados pelos turistas – geralmente, sem remuneração.

Outro modelo de turismo colaborativo, criado em 2011, mas pouco difundido no Brasil diz respeito a uma espécie de intercâmbio de moradias, oferecido pelo site Nightswapping, e que funciona da seguinte forma: cada vez que a pessoa devidamente cadastrada no programa oferece sua residência ou somente algum dos cômodos para a hospedagem de turistas, ela acumula pontos.

Conforme vai aumentando o saldo, essa pessoa pode utilizar sua pontuação para se hospedar futuramente na casa de outro usuário. Vale lembrar que a transação apenas pode ser efetuada entre membros registrados no site.

A proposta é válida e deu tão certo, que o famoso site AirBnB, que une mais de 600 mil interessados em alugar suas moradias a milhares de turistas, já teve seu patrimônio avaliado recentemente em 10 bilhões de dólares.

Não resta dúvida que a internet é a principal ferramenta para impulsionar o mercado da economia colaborativa, e por conta disso, novos sites surgem a cada instante, não apenas voltados à troca de moradias, mas também para o compartilhamento de outras informações valiosas para o viajante como os aplicativos direcionados aos ciclistas (Worldbike), sobre restaurantes (Restorando), para os motoristas (Waze), além do Vayable e Viator, por onde pode se contratar guias especializados para passeios e tours.

Aproveitando a era dos avanços tecnológicos, onde compartilhamos músicas, vídeos, notícias e tudo mais, e com a crise em alta, o turismo colaborativo, sem dúvida é uma ótima opção na hora de viajar.
#Ficaadicaturismocolaborativo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.