Turismo literário | Boqnews

Opiniões

26 DE ABRIL DE 2015

Turismo literário

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na última quinta-feira (23 de abril) comemorou-se o Dia Mundial do Livro. Pegando carona na data, listei algumas bibliotecas que se destacam pelo mundo, nas mais diversas categorias, como beleza arquitetônica, valor histórico e riqueza de acervo.

Uma verdadeira viagem no tempo com detalhes e curiosidades da história de vários povos e nações, distribuídos por entre andares e corredores, construídos nos mais diferentes estilos e épocas, que tornam qualquer passeio turístico muito mais interessante e, claro, enriquecedor.

EUA
Traduzindo, a Biblioteca do Congresso (Library of Congress) é a maior do mundo e fica localizada em Washington, nos EUA. Em seu gigantesco e poderoso acervo, possui mais de R$ 140 milhões de itens, com mais de 30 milhões de livros catalogados, 63 milhões de manuscritos e 5 milhões de tipos de mapas e raridades como uma das quatro cópias restantes no mundo da Bíblia de Gutenberg. Lá, as obras podem ser encontradas em mais de 470 idiomas.

Itália
Também conhecida mundialmente como a Universidade do Papa, a Pontifícia Universidade Lateranense foi fundada em Roma, na Itália, em 1954. Seu acervo é dotado de 400 mil volumes, incluindo diversas coleções papais – raras e antigas.

Brasil
Localizada no Rio de Janeiro e fundada em 1810, a Biblioteca Nacional do Brasil foi considerada pela UNESCO, a sétima maior biblioteca do mundo e atualmente a maior da América Latina. Possui mais de 9 milhões de documentos brasileiros.

Biblioteca de Seattle
Inaugurada em 2004, é uma das bibliotecas que chama a atenção pela modernidade de seu edifício. Construída em vidro e aço, com um total de 11 andares, pode abrigar até 1,4 milhões de livros.

Áustria
Agora, voltando para o século 18, mais precisamente, na Áustria, a Biblioteca do Mosteiro Beneditino de Admont é considerada a maior biblioteca monástica do mundo. Possui um patrimônio que inclui 70 mil livros e mais de 1400 manuscritos.

Alemanha
Localizada em Berlin, capital da Alemanha, o desenho arquitetônico em formato de cérebro humano da Free University of Berlin é moderno e arrojado. Construída em 2005, é relativamente nova, perto das outras. É voltada para o estudo da filologia e possui mais de 700 mil volumes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.