Um convite para você | Boqnews

Opiniões

20 DE JULHO DE 2016

Um convite para você

Por: admin

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A psicologia da saúde há anos vai além do bio-psico-social, incluindo o espiritual e o ecológico entre os aspectos importantes para o bem estar emocional e desenvolvimento social. Hoje, uma nova área da psicologia – denominada de ecopsicologia – ainda pouco conhecida, mas que teve seu início em 1992, defende e mostra a importância do bem estar planetário no nosso bem estar pessoal.

“Poucas pessoas têm uma compreensão emocional de que a perda das espécies significa que vão ficando cada vez mais sozinhas e tristes!”, diz o precursor da ecopsicologia no Brasil, Marco Aurélio Bilibio.

As pesquisas atuais revelam como nosso corpo reage em ambientes naturais, ativando o sistema nervoso parassimpático que está intimamente relacionado a uma resposta de tranquilidade física.

Nesse sentido, podemos refletir até onde essa concretização das cidades e de nosso dia a dia não seja um dos inúmeros motivos pelo aumento das tensões, estresse, depressões e pânicos que lotam os consultórios de psicologia.

Segundo uma matéria da revista “Bons Fluidos”, já existe no Japão um programa do governo chamado de banho de floresta. Achei pertinente levantar esse assunto, principalmente por que nós temos a nossa disposição quilômetros de jardins belíssimos e perfeitos para esse banho. Banho de natureza, de conexão sensorial com cheiros, cores e movimentos, além de uma sensação de pertencimento ao universo.
Segundo Bilibio, esse distanciamento do mundo natural acaba gerando um modo de funcionar focado no intelecto e acabamos pagando um alto preço por isso com os sintomas ansiedade, estresse e ficamos presos nesse circulo vicioso.

Vamos lá! Nós, santistas, somos muito privilegiados nesse quesito. Seja verão ou inverno, temos os nossos jardins – os mais belos do mundo – que estão a nossa disposição. Vamos nos integrar à natureza e às pessoas. Esse é o convite.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.