Viagem sobre trilhos | Boqnews

Opiniões

22 DE NOVEMBRO DE 2016

Viagem sobre trilhos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quem nunca subiu a bordo de um trem não sabe o que está perdendo. Um passeio sobre trilhos seja numa antiga e charmosa locomotiva ou em uma composição mais moderna e rápida, como o trem bala, garante todo o glamour de um passeio diferente e fantástico. Paisagens de tirar o fôlego, comodidade, luxo e história desvendados ao longo do caminho por meio da viagem em alguns expressos estrangeiros, famosos no mundo, fazem parte do cenário deste meio de transporte.

Atualmente o blockbuster das ferrovias é o Maharaja´s Express – intitulado o trem mais luxuoso e caro do mundo. Ele possui um roteiro que percorre 12 destinos distribuídos pelas áreas norte, oeste e central da Índia. Suas instalações modernas e chiques incluem wi-fi, tv ao vivo, casa de banhos, cabines de jantar e lojas de souvenirs. O Blue Train também está inserido na categoria top entre os 25 trens mais suntuosos do planeta, deslizando sobre os trilhos da África do Sul, com vistas panorâmicas e indescritíveis, que podem ser apreciadas pelas janelas de suas suítes privativas.

Segundo o diretor da TT Operadora, Pablo Bernhard, a Inglaterra é o país perfeito para quem quer investir em um passeio de trem. É lá que o Royal Scotsman, trem de luxo escocês, explora diversos percursos que cruzam Edimburgo, na Escócia, Inglaterra e País de Gales. Com um padrão comparado a hoteis de grande renome internacional e cabines duplas que lembram a primeira classe de um avião, a composição foi construída para acomodar, exclusivamente, apenas 36 passageiros. A vista cinematográfica, desfrutada de suas varandas, inclui desde simples casas de campo até castelos deslumbrantes, passando ainda por destilarias tradicionais e gigantescos terrenos de golfe.

Brasil
Mas, a boa notícia é que você não precisa ir tão longe e nem sair do País para fazer um passeio turístico de trem. O Brasil possui 32 rotas, espalhadas em 11 estados brasileiros, que proporcionam viagens históricas, mais em conta, e com paisagens igualmente encantadoras, distribuídas em 30 mil quilômetros de malha ferroviária. O mais famoso por aqui é o trem que leva ao Corcovado, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro – um verdadeiro cartão postal a céu aberto, que recebe por ano, cerca de 1 milhão de passageiros, dos 3 milhões que utilizam o transporte para fins de turismo no País.

Outro roteiro conhecido, só que em São Paulo, é a Estrada de Ferro Campos do Jordão, que garante um programa romântico, com duração de um pouco mais de 2 horas, entre os municípios de Campos do Jordão e Santo Antônio pela Serra da Mantiqueira. No caminho, o viajante pode contemplar o ponto ferroviário mais alto do Brasil, com 1.743m de altitude.

Segundo dados do Ministério do Turismo, em 2011, cerca de 5 milhões de passageiros optaram por viajar de trem e a meta é de que esse número dobre até o próximo ano, chegando a 10 milhões de usuários.
bondinho-campos

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.