Web do bem ou do mal? | Boqnews
Foto: Divulgação

Opiniões

21 DE MARÇO DE 2018

Web do bem ou do mal?

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

“Digita aí: www…achou o que procurava? Achei sim, bendita internet, toda informação que buscamos podemos encontrar na plataforma mundial de computadores”.

A conversa acima, você muito provavelmente, caro leitor, já deve ter feito com qualquer pessoa, seja seu filho, amigo ou colega de trabalho, quando lhe falta informação para um dever escolar, uma curiosidade ou alguma novidade que surgiu em qualquer lugar do mundo.

Assim como as ferramentas básicas, a roda, a pólvora ou a lâmpada, a Internet foi considerada uma das maiores invenções do século XX.

Ao criar uma rede de troca de informação a nível mundial, a Internet veio encurtar as distâncias e contribuir para a ideia de uma aldeia global.

A rede virtual surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria.

No final da década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.

 

Importância

Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares.

Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis.

Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse sua descentralização.

Assim, as pessoas começaram a se comunicar em tempo real de qualquer lugar do globo, e promoveu um ilimitado número de tecnologias que ainda irão facilitar ainda mais a vida das pessoas.

Mas, a história ensina que invenções são utilizadas para o bem e para o mal.

Nos dias atuais, as diversas opções de sites de relacionamentos ocupam uma parte significativa do tempo das pessoas, principalmente dos mais jovens.

 

Apelo

Entretanto, na mesma proporção que têm pontos positivos, essas tecnologias contam também com negativos, e, com o uso indiscriminado por certas pessoas, provoca muitas situações perversas e até de risco de morte, como fofoca, racismo, assédio sexual e crimes de toda ordem.

No último dia 12 de março, foi comemorado o 29º aniversário da World Wide Web, e o seu fundador, Tim Barners-Lee, manteve o discurso pessimista sobre os perigos que assombram a internet, segundo carta aberta no site oficial da Web Foundation.

No ano passado havia abordado temas como a propaganda política,impacto das “fake news” e sobretudo, a perda de controle dos dados pessoais.

Na carta, Barners-Lee diz que mais de metade da população mundial está online, mas que as desigualdades entre quem tem acesso e quem está privado de internet constituem uma ameaça global muito séria.

O cientista britânico finalizou a sua carta apelando para que possamos refletir sobre nossas esperanças e nossos sonhos, em vez de ampliar os nossos medos e aprofundar as nossas divisões sociais”.

Que o mundo possa refletir esse pensamento e usá-la como uma aliada, com ações sociais que movam o mundo para o caminho do bem.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.