Altos e baixos no Legislativo | Boqnews

Esportes

06 DE OUTUBRO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Altos e baixos no Legislativo

O vestibular para acesso a uma das 17 vagas à Câmara de Santos (SP) referendeu a permanência de nove vereadores, o retorno de outros quatro edis e o surgimento de quatro neófitos na política santista, que terão a missão de legislar no segundo mandato do prefeito João Paulo Tavares Papa. Com 20.631 votos, a ex-deputada […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O vestibular para acesso a uma das 17 vagas à Câmara de Santos (SP) referendeu a permanência de nove vereadores, o retorno de outros quatro edis e o surgimento de quatro neófitos na política santista, que terão a missão de legislar no segundo mandato do prefeito João Paulo Tavares Papa.


Com 20.631 votos, a ex-deputada federal Telma de Souza volta às origens de onde iniciou sua trajetória política no começo dos anos 80, consagrando-se com o maior índice de votação na história do Legislativo santista. Ela obteve 8,47% dos votos válidos. Na pesquisa Enfoque/jornal Boqueirão, divulgada na última sexta (3) neste site e na edição de sábado do jornal impresso, ela aparecia com 8,2% das intenções de votos.


Excluindo-se três vereadores eleitos que não concorreram em 2004 para o cargo, 10 dos outros 14 edis aumentaram seus votos para conquistar a almejada vaga. O maior percentual de crescimento foi o do vereador eleito pelo PT, Adilson Júnior, que em 2004 obteve 572 votos e agora conseguiu 1770 (um aumento de 209,4%).


Outro também que cresceu junto ao eleitorado de forma expressiva foi o vereador eleito Arlindo Barros (PSDB), que obteve 2500 votos em 2004 e desta vez chegou a 4.249 sufrágios, crescimento de 70%. Nem sempre, porém, aumento no total de votos significa eleição garantida. O vereador Jorge Vieira da Silva Filho, o Carabina,  foi eleito pelo PRP em 2004 com apenas 1.148 votos. Desta vez no PPS, ele conseguiu 3.102 votos (um aumento de 170%). Mesmo assim, insuficiente para reelegê-lo, tendo que se contentar com a suplência do partido, que elegeu apenas dois vereadores – ambos já com mandato – Braz Antunes Netto e Marcelo Del Bosco.


Nomes tradicionais da política santista não se deram bem nesta eleição, como Mantovani Calejon (PV), que perdeu 38% dos votos em quatro anos (teve 4.411 em 2004 e ficou com 2.736 desta vez), Marinaldo Mongon (PDT) e Ademir Pestana (PSB).


Por sua vez, três ex-vereadores voltaram. Pastor Roberto de Jesus (PMDB), Odair Gonzalez (PR), e Geonísio Pereira de Aguiar (PMDB), o Boquinha. Há também o caso de Telma de Souza (PT), mas que sua trajetória política não se resumiu ao Legislativo santista, tendo sido deputada estadual, prefeita e deputada federal até 2006, quando ficou na primeira suplência, mas que não deve assumir, caso seja convocada, conforme já divulgado por ela à Imprensa. 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.