Saiba a importância da segurança para quem pratica Motocross | Boqnews
Foto: Divulgação

Dicas importantes

26 DE SETEMBRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Saiba a importância da segurança para quem pratica Motocross

Utensílios como capacete e luvas para Motocross ajudam também no desempenho do esportista, com a certeza de estar bem protegido o motociclista ganha mais confiança.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Capacete, óculos e outros vestimentas garantem maior segurança ao ciclista

 

Praticar esporte faz bem para o corpo e a mente, mas quando se trata de uma modalidade radical, alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes, tanto os mais leves como os fatais.

Em esportes como o Motocross, onde a velocidade é o ingrediente principal, o equipamento de segurança é tão importante quanto a habilidade do piloto.

Utensílios como capacete e luvas para Motocross ajudam também no desempenho do esportista, com a certeza de estar bem protegido o motociclista ganha mais confiança na hora de realizar as manobras.

Sem contar que alguns materiais conferem um estilo todo especial aos praticantes com cores e modelos para todos os gostos, como é o caso dos óculos e dos capacetes.

 

Resistência física é tão exigida como a força das motos

Mesmo sendo óbvio o uso de equipamento de proteção na prática de esportes radicais, no Motocross esses utensílios se misturam com a própria natureza da modalidade.

O piloto utiliza exaustivamente o corpo para impulsionar e equilibrar a moto em movimentos que exigem muito preparo e força física.

Para absorver os impactos de cada manobra, o piloto deve ter o corpo totalmente protegido, mas o equipamento não pode limitar os movimentos para não atrapalhar a performance.

O aparato completo deixa o esportista digno de um cavaleiro medieval.

Todos os itens da “armadura” precisam ser utilizados em corridas e apresentações.

Veja o que cada um pode fazer pela sua segurança

 

Óculos
Os óculos para Motocross protegem os olhos dos pilotos contra pedras e cascalhos.

É um acessório que precisa estar sempre limpo para não prejudicar a visão do motociclista.

Na maioria dos modelos, as lentes podem ser trocadas fazendo com que o item tenha uma vida útil ainda maior.

 

Luvas e Botas
As botas protegem, entre outras coisas, contra a queimadura causada pela descarga, muito produzida em uma queda do motociclista.

As luvas possuem um aspecto interessante, além de proteção, elas deixam as mãos dos pilotos mais confortáveis ao contato com o punho da moto.

 

Capacete
Além de proteger a região mais importante do corpo, o capacete sempre reflete um pouco o estilo de quem está usando, alguns sofrem até personalização.

Além da estética, é preciso se preocupar com alguns aspectos na hora da utilização deste equipamento como se está bem fixado à cabeça e a cinta presa ao queixo.

 

Cotoveleira e Joelheira
Esses equipamentos receberam muitas inovações por parte dos fabricantes, principalmente a joelheira.

Alguns modelos utilizam ligamentos sintéticos imitando os movimentos de um joelho de verdade, proporcionando uma mobilidade natural ao piloto.

As duas proteções são fabricadas com materiais resistentes, geralmente com um revestimento de nylon.

 

Protetor de Pescoço e Ombro
Muitas vezes esquecidos, esses utensílios são primordiais na proteção da integridade da coluna e clavícula dos motociclistas.

Em quedas muito fortes, onde é impossível fazer o movimento para se proteger, esses equipamentos são tão importantes quanto o capacete.

 

Coletes
Os coletes podem ser integrais ou de impacto.

Eles protegem muito a região do tórax e as costelas em quedas muito fortes. Alguns praticantes usam esse item e abdicam dos protetores de pescoço, o que é um grande erro!

O conjunto completo promove total proteção ao torso do esportista.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.