1º Nerd Cine Fest Santos tem abertura no dia 2 de setembro | Boqnews
Foto: Divulgação/+5 min. Produções Audiovisuais

Festival Cultural

25 DE AGOSTO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

1º Nerd Cine Fest Santos tem abertura no dia 2 de setembro

Festival de Cinema e da Cultura Nerd e Geek do Litoral Paulista terá pré-estreias de Sin City 2 e do novo Cavaleiros do Zodíaco, homenagem a Rubens Ewald Filho e diversas atividades

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Não é de hoje que a região da Baixada Santista possui um público ávido por quadrinhos e, mais recentemente, pela cultura geek: que engloba pessoas obcecadas por HQs, animes, séries, games, tecnologia, artigos eletrônicos.

Se anos atrás ser geek, ou nerd, era motivo de sarro na escola, hoje se transformou em algo descolado. Não à toa foi desenvolvida toda uma indústria para atender essa demanda, incluindo roupas, óculos, etc. Hollywood, como exemplo, sobrevive hoje em grande parte por conta dos filmes de super-heróis, especialmente os produzidos a partir da Marvel e da DC Comics.

Com o objetivo de discutir esse segmento dentro do cinema e da cultura pop, contribuir para a formação de público para artistas e produtores santistas inseridos na cultura nerd, e entender o cenário brasileiro, os sites CineZen Cultural e CinemAqui e o Cine Roxy promovem, entre 2 e 9 de setembro, o 1º Nerd Cine Fest Santos – Festival de Cinema e Cultura Nerd e Geek do Litoral Paulista.

A abertura será na terça, dia 2, a partir das 20h, com pré-estreia do filme Sin City – A Dama Fatal, na sala 3 do Roxy 5. Ao longo dos oito dias de programação, é esperado um público rotativo de cinco mil pessoas, inclusive turistas. Dezenas de profissionais de cinema e quadrinhos estarão envolvidos direta e indiretamente.

No dia seguinte, na sala 1 do Pátio Iporanga, 19h30, o evento fará homenagem ao crítico santista Rubens Ewald Filho, que receberá o título de Super Crítico e fará um bate-papo sobre crítica de cinema e filmes de super-heróis no Roxy 4 do Pátio Iporanga.

A programação, no shopping, ainda terá sessão do filme Batman (1989), de Tim Burton, em celebração dos 25 anos de seu lançamento, a exposição do desenhista e animador Daniel Pudles, de São Paulo, que reunirá originais de filmes em que trabalhou, bate-papos no Ao Café e na Gibiteca de Santos com profissionais de destaque da região, maratona e debate sobre os 15 anos de “Matrix” e, no encerramento, dia 9 de setembro, a pré-estreia de Cavaleiros do Zodíaco – A Lenda do Santuário, em evento que terá desfile cosplay organizado pelo grupo Animelan e show da banda Ryujin. Toda a programação é gratuita e haverá sorteio de brindes em diversas atividades.

Iniciativa de fãs
O projeto surgiu da paixão de dois críticos de cinema e jornalistas santistas: André Azenha e Vinicius Carlos Vieira. Ambos trabalham com a sétima arte, mas também gostam e acompanham os quadrinhos.

“Em 2013, com o sucesso do evento Dragon Ball Day-Santos, na pré-estreia de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, que reuniu mais de 500 jovens no Cine Roxy, e entendendo que o cinema baseado em HQs representa um nicho importante, que ajuda a sustentar o mercado cinematográfico e gera empregos ao redor do mundo, decidimos dar vida ao festival.

Essa primeira edição ocorre em setembro por conta dos filmes que abrem e fecham a programação, e que estreiam oficialmente no circuito dia 11 de setembro. Ano que vem o projeto será em julho, aproveitando as férias escolares”, explica Azenha.

“O Nerd Cine Fest Santos é um importante tentativa de aproximar mais ainda o público da região a um evento cultural que foca, principalmente, nesses fãs de cinema, quadrinhos, literatura e mais um monte de referências nerds/geeks. Estreitar essa relação e mostrar que há sim espaço para que, quem já conhece, se junte e interaja com novos fãs, assim como novos filmes e novas ideias, tudo à partir do ciclo de debates e da série de filmes que farão parte da programação”, ressalta Vinicius.

O homenageado
Muito provavelmente o nome mais importante da crítica cinematográfica brasileira, o jornalista santista Rubens Ewald Filho será o principal homenageado do Nerd Cine Fest Santos: o patrono do evento.

Ele receberá uma singela homenagem, como o Super Crítico, em referência aos super-heróis retratados no festival. Na ocasião, ele falará de crítica de cinema e filmes de super-heróis, respondendo perguntas dos críticos André Azenha, Vinicius Carlos Vieira e Waldemar Lopes.

“Será a reverência de três críticos mais jovens para aquele que abriu as portas da profissão para todos nós, que tornou conhecida, no Brasil, em horário nobre, a profissão crítico de cinema. Rubens também sempre levou o nome de Santos pelo país e é alguém, um profissional, que a cidade devia ter mais perto mais vezes”, afirma Azenha.

“E isso, tanto pela sua carreira, quanto ainda pelo seu trabalho atual, que serviu e serve de inspiração não só para profissionais da área, como para seus leitores.

É muitas vezes através de suas linhas e comentários que espectadores e amantes do cinema descobrem que sob aquela projeção em uma tela branca há tantos significados e histórias que deixam até o mais raso dos filmes se tornar um poço de conhecimento, arte e diversão.

E o que é o nerd e o geek senão alguém afoito por desmembrar a cultura pop até seu âmago? E o que seriam deles sem a voz de Rubens Ewald Filho?”, pergunta Vinicius.

Para Rubens, um personagem em especial marcou sua infância: o Capitão Marvel.
Exposição
No sábado, 6 de setembro, acontecerá o lançamento da exposição A construção de uma ideia: do esboço à animação, no Shopping Pátio Iporanga, de originais do desenhista paulistano Daniel Pudles.

O objetivo é mostrar como é o passo a passo, os vários esboços até chegar à ideia final. No nosso caso, o trailer.

“As animações em si passam por este processo e muitas vezes até o concept art que o projeto é vendido no pitching nem sempre é o que vai ser o que vai ao ar. Model sheet, storyborad, etc. Enfim, fazer quem está vendo a exposição entender qual é o processo de um projeto de animação até sua realização”, explica Daniel.

“A ideia é que a pessoa sinta a inquietação do artista em como fazer um projeto do nada. Somente através do que roteirista passa para ele, os estudos de estilos, cores, etc”.

Daniel é formado pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo em 1990. Apesar de ser da old school da animação clássica, encontrou na animação digital uma constante fonte de aperfeiçoamento. Com experiência em ambas, desempenhou várias funções como animador (storyboard, layout, montagem, animador lypsinc, câmera).

Trabalhou em curtas e longas-metragens, filmes publicitários, videoclipes e séries de animação. Entre eles, a série da Cartoon Network Gui e Estopa, os longas Cinegibi  da Turma da Mônica, Brasil Animado, Garoto Cósmico, O menino e o Mundo, Colombina de Ed Motta, entre outros.

Confir a programação completa no site

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.